Marque a Igual | Jogo para estimular atenção, percepção e orientação espacial

Marque a igual

Quem acompanha a Psicosol talvez já conheça este jogo. Sempre que ele aparece nas redes sociais, desperta muito interesse entre professores e costuma estar entre os materiais mais baixados do site. E não é por acaso. Embora tenha regras simples, ele mobiliza habilidades cognitivas fundamentais para a aprendizagem.

O Marque a Igual foi desenvolvido a partir dos princípios estudados durante minha formação no Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), criado por Reuven Feuerstein. Não se trata de um instrumento oficial do programa, mas de um recurso pedagógico inspirado em sua proposta de promover o desenvolvimento das funções cognitivas por meio da mediação.

Muito mais do que encontrar figuras iguais, este jogo desafia o cérebro a observar cuidadosamente, comparar informações, controlar respostas impulsivas e localizar estímulos considerando sua orientação espacial.

Por que trabalhar atenção, percepção e orientação espacial?

Aprender a ler, escrever, interpretar textos ou resolver problemas matemáticos depende de muito mais do que conhecer letras e números.

Para identificar uma letra, por exemplo, a criança precisa perceber detalhes visuais muito pequenos. Basta modificar a posição de um traço para que uma letra deixe de ser b e passe a ser d, p ou q. Da mesma forma, durante a leitura, é necessário localizar rapidamente informações, acompanhar a direção correta do olhar, comparar símbolos e identificar diferenças quase imperceptíveis.

Esses processos envolvem diferentes funções cognitivas, entre elas:

  • atenção concentrada;
  • atenção seletiva;
  • percepção visual;
  • discriminação de detalhes;
  • comparação;
  • orientação espacial;
  • controle da impulsividade.

Quando essas habilidades são pouco desenvolvidas, é comum que a criança apresente dificuldades para localizar informações, copie elementos de forma inadequada, confunda posições espaciais, deixe escapar detalhes importantes ou responda antes mesmo de analisar o problema.

Por isso, estimular essas funções cognitivas desde cedo contribui para tornar futuras aprendizagens mais eficientes.

A importância da mediação

Um dos princípios centrais da teoria de Reuven Feuerstein é que o desenvolvimento cognitivo não acontece apenas porque a criança realiza atividades. O progresso depende, principalmente, da qualidade da mediação realizada pelo adulto.

Isso significa que simplesmente entregar o jogo não é suficiente.

Antes mesmo de iniciar a partida, reserve alguns minutos para explorar o material com os jogadores.

Convide-os a observar cuidadosamente as peças.

Pergunte:

  • O que vocês percebem de diferente entre estas figuras?
  • O que muda de uma peça para outra?
  • As setas apontam sempre para a mesma direção?
  • O círculo permanece na mesma posição?
  • Como podemos ter certeza de que encontramos exatamente a figura correspondente?

Esses questionamentos levam a criança a dirigir voluntariamente sua atenção para os aspectos realmente importantes da tarefa, favorecendo uma observação mais consciente.

Como afirmam Macedo, Petty e Passos (2000), apresentar o material é um momento que deve ser valorizado pelo profissional. É durante essa exploração inicial que muitas estratégias de pensamento começam a ser construídas.

Como jogar

Cada participante recebe um tabuleiro.

Na sua vez, o jogador lança o dado e observa cuidadosamente dois aspectos:

  • a direção da seta;
  • a posição do círculo.

Em seguida, procura em seu tabuleiro um quadro exatamente igual e o marca.

Vence quem completar primeiro uma coluna inteira.

Variação

Para aumentar o desafio, o vencedor será aquele que completar todo o tabuleiro.

Essa versão exige maior tempo de permanência na atividade, aumentando a necessidade de manter a atenção durante toda a partida.

Dica importante

Observe a linha azul presente no dado. Ela indica sua margem inferior e serve como referência para a orientação espacial.

Ignorar essa referência pode levar a respostas incorretas, tornando a atividade ainda mais interessante para discutir estratégias de observação e comparação.

Muito além de um jogo

Embora seja simples de aplicar, o Marque a Igual oferece inúmeras oportunidades de intervenção pedagógica.

Durante a atividade, o professor pode incentivar os participantes a explicar como encontraram a resposta, justificar suas escolhas, revisar erros, comparar estratégias e desenvolver formas mais eficientes de observar os estímulos.

Essa mediação transforma um jogo aparentemente simples em uma rica experiência de desenvolvimento cognitivo, favorecendo habilidades que serão utilizadas em inúmeras situações de aprendizagem dentro e fora da escola.

Referências

FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Rafael S.; FALIK, Louis H. Beyond Smarter: Mediated Learning and the Brain’s Capacity for Change. New York: Teachers College Press, 2010.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS contendo:

  • 01 tabuleiro;
  • 01 dado;
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail.

Solange Moll

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná), Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP – The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém – Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Psicomotricista Relacional. Mãe Atípica. Apaixonada por desenvolver jogos e compartilhar com vocês.

Comentários

14 respostas para “Marque a Igual | Jogo para estimular atenção, percepção e orientação espacial”

  1. Avatar de Dayana Cristina Pontes Vilhena
    Dayana Cristina Pontes Vilhena

    obrigada um milhão de vezes .
    Esse Material é uma riqueza , estou apaixonada ,encantada ,com certeza será de grande valor em nosso trabalho com os Pequeninos.
    Deus abençoe a vida de vcs com saúde,proteção e mais criatividade ,bjos

  2. Avatar de Dayana Cristina Pontes Vilhena
    Dayana Cristina Pontes Vilhena

    Obrigada, obrigada ,obrigada um milhão de vezes .
    Esse Material é uma riqueza , estou apaixonada ,encantada ,com certeza será de grande valor em nosso trabalho com os Pequeninos.
    Deus abençoe a vida de vcs com saúde,proteção e mais criatividade ,bjos

  3. Avatar de Virgínia
    Virgínia

    Tenho usado na minha prática clínica e as crianças gostam muito. Obrigada pelo material.

  4. Avatar de Azeni
    Azeni

    Parabéns !!! Estou adorando os jogos!!

  5. Avatar de Adriana Garcia
    Adriana Garcia

    Sem palavras para expressar minha gratidão por essa pagina, sou professora e tenho trabalhado muito com alunos com transtornos e deficiências, seu material tem contribuído imensamente nesse processo. Obrigada por disponibilizar alguns de forma gratuita!

  6. Avatar de Gilvanete
    Gilvanete

    Amando as atividades…muito obrigada!!!

  7. Avatar de MARGARETH DUTRA DE S.DORNELLAS
    MARGARETH DUTRA DE S.DORNELLAS

    Olá! Maravilhoso!
    Sucesso!

  8. Avatar de Mayra
    Mayra

    Material muito interessante! Adorei!

  9. Avatar de ERICA URBINATI
    ERICA URBINATI

    Amei!!! Vou usar na clínica, suas ideias me ajudam muito, obrigada!

  10. Avatar de crismalko1
    crismalko1

    Amei o jogo. Sou louca por seus recursos! Obrigada por compartilhar!

  11. Avatar de gleici3passos
    gleici3passos

    Muito obrigada!!! Vou usar com meus filhos, por enquanto.

  12. Avatar de Elizabeth
    Elizabeth

    Sol!! Bom dia, quando se trata do material pedagógico fico enlouquecida querendo todos. Você sabe o quanto esse material enriquece o nosso trabalho sou grata por fazer parte do seu público e mais, muito feliz quando vejo a alegria dos pequeninos. Parabéns que Deus te abençoe ricamente

  13. Avatar de Mineia Marchi
    Mineia Marchi

    Amei este jogo. Na verdade amo tudo que você posta.

Deixe um comentário