imageOi, queridas e queridos!

Vocês sabem, dificilmente, as crianças chegam à escola sem ter dominado o conhecimento das noções de em cima, embaixo, dentro, fora. Isso porque desde muito pequenas elas ouvem, por exemplo:  “Sai debaixo da mesa!”, “Não vai alí em cima!”. Essas experiências fazem com que elas acabem incorporando com uma certa facilidade esses conhecimentos.

No entanto, não sei vocês, mas eu já atendi crianças de 8 anos que ainda confundiam essas noções e foi por isso que, dentre outras atividades, eu utilizei esta brincadeira que trouxe para vocês hoje.

Vejam!

É necessário:

– uma casinha (eu cortei e forrei com tecido uma garrafa de produto de limpeza).

– um gatinho de pelúcia ou feito de papel. Pode ser outro animal.

Procedimento:

Contar uma história e, enquanto isso, a criança deverá movimentar o gatinho conforme a sequência do texto.

O texto que segue é de minha autoria, mas vocês podem fazer as adaptações que acharem interessante. Inclusive, podem deixar nos comentários (vou amar saber!).

***

Sugestão de texto: O Gato Didi (Texto: Solange Moll Passos)

Era uma vez um gatinho que sofria de insônia. O nome dele era Didi. Todos os dias Didi passava o maior trabalho para conseguir dormir. Até que um dia… ele percebeu que se seguisse uma sequência acabaria dormindo. Era assim:

Deitava dentro da casa, depois fora da casa, em cima da casa, embaixo da casa e por fim retornava para dentro da casa caindo no mais profundo sono.

No outro dia ele repetia a mesma sequência:

Dentro da casa, fora da casa, em cima da casa, embaixo da casa, dentro da casa caindo no mais profundo sono.

Vamos ver se lembramos qual sequência o gatinho fazia para conseguir dormir?

***

Por hoje é isso, meus queridos! Lembrem de deixar um comentário dizendo o que acharam desta sugestão.

bjs

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Noção espacial: em cima, embaixo, dentro, fora

  1. Oi Solange, gosto muito das atividades que você compartilha, obrigada pela gentileza. Esta atividade da casinha do gato eu vou colocar em prática assim que conseguir construí-la, e vou me esforçar para ficar tão bonita quanto a sua. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *