Parlendas

Parlendas

O-lá!
Magda Soares (1932-2023), uma das maiores referências em alfabetização e letramento, sempre destacou a importância de utilizar parlendas no processo de alfabetização. Segundo Soares, as parlendas, além de conectarem as crianças à linguagem escrita e oral, promovem o letramento de maneira significativa, inserido em contextos sociais e culturais.

Ela também argumentava que as parlendas são excelentes para o desenvolvimento de habilidades essenciais no processo de alfabetização, como a consciência fonológica. Ao trabalhar com esses textos, as crianças praticam o ritmo da fala e a memorização, ao mesmo tempo que associam sons e grafias, o que fortalece tanto a leitura quanto a escrita.

[…] atividades com parlendas, cantigas de roda ou poemas – sempre o texto como centro – oferecem oportunidades de desenvolver a consciência fonológica […] (SOARES, 2022, p. 89).

Pensando nisso, criei o jogo “Parlendas“. Vamos ver como utilizar?

Sugestão de Uso:
  1. Peça para a criança escolher uma cartela;
  2. Explique que as palavras ausentes estão na margem inferior da cartela e que a tarefa é colocar as palavras na ordem correta para completar a parlenda;
  3. Incentive a leitura da parlenda em voz alta antes de tentar preencher as lacunas, para que a criança compreenda o contexto;
  4. Oriente a criança a identificar as palavras que faltam, observando o sentido e o ritmo da parlenda;
  5. Peça para a criança arrumar as palavras na sequência correta, preenchendo as lacunas da parlenda;
  6. Após completar, peça para a criança ler novamente a parlenda, verificando se as palavras fazem sentido e se estão na ordem correta;
  7. Finalize discutindo com a criança sobre o significado da parlenda e o que ela aprendeu com a atividade.

É isso! Gostou do que viu por aqui? Que tal me contar?

Um abraço e até o próximo post!

Referência Bibliográfica

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2022.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 24 cartas;
  • 01 embalagem;
  • Instruções de uso.

ATENÇÃO! Antes de finalizar o pedido confira se você cadastrou corretamente o seu e-mail.

Após a finalização, o arquivo estará disponível para download acessando ‘Minha Conta’ no canto superior direito da tela, na seção Downloads, e também é enviado para o seu e-mail. Verifique a caixa de SPAM.

Qualquer dúvida , entre em contato.

Talvez você queira saber:

1) Este jogo pode ser utilizado com crianças que ainda não estão familiarizadas com a leitura? Como adaptá-lo nesse caso?
Sim. Uma estratégia eficaz é trabalhar oralmente com a parlenda, lendo-a em voz alta e incentivando a criança a repetir as rimas, o que facilita a memorização e a percepção do ritmo. Em seguida, as palavras ausentes podem ser apresentadas visualmente, e o adulto pode nomear cada uma delas, ajudando a criança a identificar as palavras que faltam com base nos sons e no contexto da parlenda. Para tornar a atividade mais interativa, você pode incentivar a criança a apontar para as palavras enquanto ouve. Essa adaptação fortalece a associação entre os sons da fala e as palavras escritas, facilitando o desenvolvimento inicial da leitura e aumentando a confiança da criança ao lidar com textos.

2) Como esse jogo pode ser integrado a uma rotina de leitura em casa?
Uma maneira simples e eficaz de integrar o jogo à rotina de leitura em casa é sugerir que a criança escolha uma cartela por dia, de forma que cada dia se torne um momento especial de aprendizagem. A rotina pode começar com a leitura de uma parlenda em conjunto, e, em seguida, a criança pode tentar completar as palavras ausentes.

3) O que fazer se a criança tiver dificuldade em ordenar as palavras corretamente na parlenda? Quais estratégias posso utilizar para ajudá-la?
⦁ Leia a parlenda em voz alta, pausando nas lacunas e perguntando o que parece fazer mais sentido para ela;
⦁ Forneça dicas visuais, como apontar para as palavras enquanto as lê, ajudando a criança a associar o som com a escrita;
⦁ Faça perguntas que estimulem o pensamento lógico, como “O que poderia vir depois dessa palavra para a frase fazer sentido?” ou “Qual palavra combina melhor com a rima?”;
⦁ Use a leitura em conjunto: enquanto você lê a parlenda, peça à criança para seguir as palavras com o dedo, reforçando a ordem correta e incentivando-a a encaixar as palavras ausentes no lugar correto.

Se ficou com outras dúvidas, pode deixar nos comentários que eu terei o maior prazer em responder ou entre em contato!

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *