O QUE É? É a aptidão para refletir e mobilizar conscientemente os sons da fala. Alguns pesquisadores que estudam a consciência fonológica, dizem que há diferentes níveis para a aquisição da mesma, e que alguns desses níveis podem ser adquiridos espontaneamente pelas crianças, enquanto que outros exigem a necessidade de ensino formal.

Segundo pesquisas realizadas – dentre elas, as de Alessandra G. S. Capovilla e Fernando C. Capovilla (2000), “Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico” -, ficou evidenciado que os indivíduos que passam por um treino para desenvolver consciência fonológica têm seu desempenho aumentado no processo de alfabetização em relação aos indivíduos que não tenham passado por esse treino.

De acordo com Capovilla (2007, p. xvi): “A consciência fonológica e o conhecimento das correspondências entre grafemas e fonemas estão para a alfabetização assim como as vitaminas e sais minerais estão para a saúde.”

A mediação da consciência fonológica pode ser apresentada às crianças de maneira lúdica, com jogos e brincadeiras, o que torna a aprendizagem divertida. Quem trabalha com crianças sabe o quanto esses momentos são importantes.

Portanto, é preciso que o professor alfabetizador busque um conhecimento aprofundado sobre este tema através de literaturas específicas(confira nas referências) para poder facilitar a caminhada em busca da leitura e da escrita.

REFERÊNCIAS:

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 5. ed.  São Paulo: Memnon, 2007.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Scielo Brasil, Porto Alegre, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-79722000000100003&script=sci_arttext>. Acesso em 08 fevereiro 2011.

____________________

Trio Consciência Fonológica

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

7 comentários em “Consciência Fonológica

  1. Silvia Adriane on said:

    Boa noite Solange ! Trabalho com crianças com dificuldade de aprendizagem (leitura e escrita) na faixa etária de 6 a 11 anos, gostaria que enviasse atividades e algumas sondagens dentro desses aspectos !!Agradeço sua atenção !!!

  2. Ola qual o n. da conta para deposito e aquisiçao das apostila de valores 31.00 e 8.00? Como proceder. Sou psicopedagoga e adorei as sugestoes. Obgda.

  3. Gostaria de receber atividades para memória auditiva e visomotora .obrigada!

  4. Regiane Santini on said:

    Minha filha tem 2 anos e 3 meses e não fala começou agora a fala papai. Pode me ajudar pra estimular ela a fala ou é o tempo dela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *