imageOie!!!

Gente, quem acompanha o nosso trabalho já sabe que tudo que é publicado aqui foi preparado para alguma(s) criança(s) que estou atendendo. Certo? Então, por aqui percebi que, além da dificuldade com o cálculo matemático, havia um total desconhecimento de alguns conceitos como: promoção, gasto, desconto, diferença…

A ideia que preparei para intervenção foi baseada em uma atividade que vi em um livro didático de matemática da editora Moderna.

O arquivo em PDF com as cartas para esta atividade está disponível na nossa loja. Clique no link no final deste post.

 

Será necessário:

– um panfleto com produtos e preços.

– cartas descrevendo o que cada personagem comprou.

 

imageComo utilizar:

A criança escolhe uma das cartas. Depois deverá observar os valores no panfleto para calcular quanto o personagem da carta gastou em sua compra.

 

Outras possibilidades:

– Verificar qual foi o produto mais vendido e o menos vendido da loja;

– Observar qual o produto mais caro e o mais barato da loja;

– Qual personagem gastou mais e qual gastou menos na loja;

– Calcular quanto cada personagem teria gasto se os produtos não estivessem em promoção e quanto economizaram;

– Calcular o percentual de desconto de cada produto;

– Calcular o valor total dos produtos vendidos que estavam em promoção na loja.

Ufa! Vocês têm mais alguma sugestão de como utilizar este material? Comentem vai, pô favô..rs

Amo a participação de vocês!!!

 

Obra consultada:

PADOVAN, Daniela; GUERRA, Isabel Cristina; MILAN, Ivonildes. Matemática: alfabetização. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006, p. 105 – 106. (Projeto Presente).

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo em PDF com as cartas e panfleto para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Quanto gastou?

  1. Fernanda Freire on said:

    Boa tarde, me chamo Fernanda Freire, sou psicopedagoga clinica e institucional, especialista em educação especial, desenvolvimento infantil e terminei recentemente neuropsicopedagogia. Gosto muito das sugestões que vcs colocam como atividades. Gostaria de saber como faço para adquirir os materiais. Aguardo uma posição!!

    • Olá, Fernanda! Você deve clicar em: LOJA. Está na parte superior do nosso site. Lá você encontra os nossos materiais e também um vídeo explicando como adquiri-los.
      bjo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *