Risque o Número Correspondente

Risque o Número Correspondente
Compartilhe

Oie!

Queremos começar este texto expressando nossa opinião de que os jogos lúdicos devem estar mais presentes no dia a dia escolar. Às vezes ouvimos relatos que eles são utilizados após as crianças completarem suas atividades como um complemento do que foi aprendido. Precisamos mudar isso!

Talvez uma maneira para promover mudanças é deixando claro aos profissionais da educação e pais (aqueles que gostam de cadernos cheios no final do dia…rs) que estimulação cognitiva envolve mais atos mentais do que é necessário para fazer cópias 😉

Também sabemos, por experiência própria, que os jogos geram um certo alvoroço em sala de aula. Porém, isso tem intensidade maior quando as crianças ainda não estão acostumadas a jogar. Ou seja, não estão familiarizadas com as regras do jogo. Quando já compreendem é frequente vermos saudáveis discussões por pontos de vista diferentes.

[…] Quando as crianças discutem quais respostas estão certas, elas se tornam fontes da verdade, e as crianças desenvolvem confiança em suas próprias habilidades para descobrir as coisas. […] ( KAMII e DECLARK, 1997, p. 172)

Isso é diferente de receber os exercícios já corrigidos pela professora. Entendem?

Agora que já expressamos nossa opinião vamos à explicação do jogo que estamos compartilhando com vocês hoje. O objetivo é estimular a construção do número, o pensamento lógico, a correspondência entre número x quantidade, dentre outras habilidades.

Sugestão de Uso:

Distribuir para cada jogador um tabuleiro e canetinhas.

Colocar as fichas dentro de uma sacola ou caixa.

Cada jogador, na sua vez, pega uma ficha da caixa. Procura e risca no seu tabuleiro um número que seja correspondente à quantidade de dedos levantados que tem na ficha que ele pegou. Depois devolve a ficha para a caixa.

Se o jogador pegar uma ficha que ele não tem mais disponível para riscar em seu tabuleiro passa a vez para outro jogador.

Ganha o jogo quem riscar primeiro todos os números do tabuleiro.

Encerramos este post deixando um forte abraço!

Boa diversão!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

KAMII, Constance; DECLARK, Georgia. Reinventando a aritmética. 13. ed. Campinas: Papirus, 1997.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS contendo 1 tabuleiro + 10 fichas para o jogo “Risque o número correspondente”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *