Revele a palavra (som inicial)

Revele a palavra (som inicial)

Oie!!!

Quem acompanha o nosso trabalho há bastante tempo já sabe que estamos sempre batendo na mesma tecla:  a consciência fonológica é uma das habilidades que precisamos estimular nas crianças para facilitar o processo de alfabetização. Há diversos estudos que demonstram isso. Ou seja, é evidência científica! Sendo assim, jogos lúdicos com o objetivo de promover essa habilidade devem estar presentes em ambientes que pretendem estimular a construção da escrita.

[…] procedimentos para desenvolver consciência fonológica que incluam tanto a segmentação quanto a combinação de fonemas podem promover ganhos significativos, facilitando a aquisição da leitura e da escrita alfabética. […] (SHARE, 1995 apud CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2007, p. 34-35).

O jogo que trouxemos hoje como sugestão é excelente para que a criança seja estimulada a prestar atenção aos sons iniciais das palavras e, também, chegar à conclusão que há palavras diferentes que têm estes mesmos sons. Ou seja, excelente para o desenvolvimento da consciência fonológica.

A seguir deixamos a forma que pensamos para a sua utilização, porém, façam as adaptações necessárias para atender da melhor forma possível os aprendentes que irão utilizá-lo, ok? Contamos com vocês para isso 😉

Sugestão de Uso:

Colocar o tabuleiro sobre uma superfície plana e as fichas em uma sacola ou caixa. Verificar se os jogadores sabem os nomes de todas as figuras.

Cada jogador, na sua vez, retira uma ficha da caixa. Localiza as figuras no tabuleiro que correspondem aos números que estão na ficha. Fala em voz alta os nomes delas e presta atenção aos sons das sílabas inicias. O jogador precisa descobrir qual palavra é possível formar com esses sons.

Exemplo: 9 + 3 correspondem a MOto + LAta = MOLA

O jogador fica com a ficha se conseguir revelar a palavra. Se não conseguir, devolve a ficha para a caixa.

Ganha o jogo quem conseguir mais fichas,

Para aumentar o desafio vocês podem determinar um tempo para os jogadores revelarem a palavra.

Atenção! Este é um jogo de consciência fonológica. Portanto, a correspondência é fonológica e não necessariamente gráfica. Sendo assim, desconsiderem, por exemplo, acentuação.

Variação: Os jogadores podem também ser desafiados a resolver os cálculos das fichas.

Finalizamos este post com o desejo de termos contribuído.

Um forte abraço e até o próximo post. <3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 5. ed. São Paulo: Memnon, 2007

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 1 tabuleiro + 20 fichas para o jogo: “Revele a palavra (som inicial). É enviado por e-mail.

3 Comentários

  • Rita de Cassia Ribeiro Sant’Anna Publicado 12 12-03:00 julho 12-03:00 2021 11:45 AM

    Só uma observação: a utilização do sinal de adição neste jogo, traz um erro conceitual. A criança pode ver 3+7 e concluir que é 10 (e é) e não conseguir. Então o ideal é 3 \ 7.
    (Mestre em Educação UFF)

    • Solange Moll Publicado 12 12-03:00 julho 12-03:00 2021 2:13 PM

      Rita, não tivemos problemas quanto à questão que você referiu. Acredito que seja uma questão de mediação mesmo. A criança precisa ser orientada que vamos unir o som inicial das palavras para descobrir uma outra palavra. Explicando as regras do jogo (antes da sua utilização) as crianças entendem

Comentar

Deixe um comentário