O-lá!
Sabemos que identificar palavras que começam com uma determinada sílaba é uma habilidade que precisa ser desenvolvida nas crianças que estão em processo de alfabetização. O jogo “Ache” foi construído pensando exatamente nisso.
Veja-nos aqui, mais uma vez, pensando em desenvolver habilidades de maneira lúdica. Se você acompanha as nossas publicações, já sabe que a ludicidade norteia todo o nosso trabalho. E fazemos isso porque nosso conhecimento teórico e prático cada vez mais nos leva a ter certeza de que estamos no caminho certo. Os jogos são ferramentas que promovem aprendizagem porque estimulam o interesse das crianças.
“[…] o jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal da aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno, que como todo pequeno animal adora jogar […].” (ANTUNES, 1998, p. 36)
Sem mais delongas, vamos à explicação do jogo?
Sugestão de uso:
Coloque as fichas com sílabas em um saco.
Deixe o tabuleiro no centro da mesa.
Cada jogador, na sua vez, tira uma ficha do saco.
Em seguida, procura no tabuleiro uma figura que começa com aquela(e) sílaba/som.
Ao encontrar, deve circulá-la.
Se sortear uma ficha escrito “PARE”, passa a vez.
Ganha o jogo quem primeiro conquistar cinco cartas.
Para deixar o jogo ainda mais desafiador, você pode combinar um determinado tempo (por exemplo, 30 segundos) para localizar a figura.
É isso! Espero que você possa aproveitar as informações compartilhadas aqui.
Um forte abraço e até o próximo post!
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo:
- 32 cartas com sílabas;
- 04 cartas “PARE”;
- 01 tabuleiro;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.
-
Arquivo AcheR$9.90
Comentar