Cadê a letra que estava aqui?

Cadê a letra que estava aqui?

imageOie!

Gente, a brincadeira de hoje, absolutamente simples(!), tem o propósito de estimular a aprendizagem daquela letra que está difícil da criança aprender e, de quebra, trabalhar atenção seletiva.

Atenção seletiva é a habilidade de selecionar informações relevantes e ignorar as irrelevantes. Um bom exemplo é conseguir se concentrar na voz do seu amigo numa sala com muito barulho.

Nesta brincadeira a criança deverá prestar atenção a um único pote, enquanto você move ele e, outros dois, de lugar rapidamente.

Materiais:

– três potes ou copos iguais (não podem ser transparentes);

– letras.

Procedimento:

Coloque uma letra dentro de um dos potes e mostre para a criança. Depois vire o pote sobre a mesa e troque rapidamente (várias vezes) todos os três potes de lugar. A criança deverá acompanhar o movimento do pote que tem a letra e quando você parar deverá descobrir em qual deles ela está.

A brincadeira pode ser ampliada pedindo para ela dizer além do nome da letra, seu som (fonema), uma palavra que começa com aquela letra. escrevê-la em uma folha de tamanho grande, fazer um desenho que seja útil para associação.

Viu que maravilha aprender assim? Tenho certeza que as crianças vão gostar da brincadeira!!!

bjs

Outras ideias para alfabetização você encontra na apostila em PDF abaixo.

Comentários

7 respostas para “Cadê a letra que estava aqui?”

Deixe um comentário