Oie!!!

Pessoal, o post de hoje é super especial!

imageQuem acompanha o meu trabalho sabe que compartilho muitas ideias para alfabetização e, também, defendo a opinião que estimular o desenvolvimento da consciência fonológica é fundamental para o sucesso da alfabetização. Porém, é sempre eterna e infinita a nossa necessidade de adaptar as atividades para atingir todas as crianças, não é mesmo?! Afinal o melhor método é aquele que a criança aprende!

Este material que apresento para vocês hoje foi elaborado pensando em crianças que podem se beneficiar com métodos ideovisuais, inclusive autistas (não verbais), mas, é preciso, como com qualquer outra criança, conhecê-las individualmente para saber qual a maneira que aprendem.

Deixei o arquivo em PDF com as cartelas (20 figuras diferentes) para esta atividade disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Clique no link no final deste post.

Materiais necessários:

Cartelas iguais a imagem acima. Todas as cartelas e fichas foram plastificadas e aplicado velcro.

Como utilizar:
1) A criança deverá levar a ficha com o nome da figura até a cartela 1. Nela consta imagem e nome da figura.

2) A criança deverá levar a ficha com o nome da figura até a cartela 2. Agora consta apenas a figura.

3) Entregue para a criança as fichas com a letras necessárias para formar o nome da figura na cartela 3. Nas primeiras vezes omita apenas a última letra da palavra. Conforme a criança for avançando retire as duas últimas letras, depois as três últimas e assim por diante. Sempre apresente a cartela 1 para a criança verificar os acertos, ou seja, dê oportunidade à criança de escrever conforme sua hipótese e, após, ela mesma corrigir se for necessário.

4) Na cartela 3 misture as letras e peça para a criança organizar na sequência correta.

5) Entregue as letras que servem para escrever a palavra e acrescente outras. Peça para a criança selecionar as letras que servem para escrever o nome da figura e colocá-las na cartela 3.

Veja no vídeo:

Observações importantes: Há muitas maneiras de utilizar este material. Na verdade, você deverá adaptá-lo de acordo com  a necessidade específica da criança que estiver sendo atendida. Para algumas, talvez, seja necessário você mostrar como faz ou guiar a mão dela até que faça a atividade com autonomia. Não é desnecessário dizer que os elogios, a sua vibração, o seu carinho, paciência e persistência são essenciais para o sucesso da atividade, não é mesmo? Este é um material excelente, mas será a sua mediação adequada que fará a grande diferença.

Por hoje é isso! Claro que preciso saber se este post foi útil para vocês. Então falem pra miiiimmmm!!!

Segue link para adquirir o arquivo em PDF com este material. São 20 figuras diferentes.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Cartelas para alfabetização

  1. Cristina Nobre on said:

    Adorei o jogo irei utilizar na minha turma. Bjs

  2. Clarice Lima Ferreira on said:

    Excelente material, exatamente o que eu estava procurando para minha turma do AEE. Já encomendei! Obrigada!

  3. Amei o site e suas idéias. Sou estudante de Psicologia e faço estágio em uma escola municipal trabalhando com crianças com dificuldade de aprendizagem e comportamento. Estou encantada com a área, apesar dos grandes desafios.
    Obrigada por compartilhar seus projetos.
    Deus abençoe vc!

  4. Gostei, BOA IDEIA. BJOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *