Oieee!

Há alguns anos eu publiquei aqui no site o post História em Lata. A ideia que eu trouxe como sugestão hoje é semelhante, porém, agora vamos estimular o desenvolvimento da consciência fonológica. 🙂

Sugestão de materiais:

Selecione 10 palavras, 10 sílabas (iniciais das palavras selecionadas), 10 figuras (os nomes devem rimar com as palavras selecionadas). Organize em sequência formando uma tira : sílaba/figura/palavra.

Esta tira deve ser colocada dentro de uma lata (eu enrolei a tira em um retrós e depois coloquei dentro da lata, acho que fica melhor).

Está disponível na nossa loja o arquivo PDF com o material que utilizei. Para adquirir clique no link no final deste post.

Procedimento:

O objetivo é que as crianças descubram quais palavras estão escritas na tira de papel antes de serem puxadas da lata. Para isso receberão duas pistas. Segue um exemplo.

Primeira pista: Puxe a tira do papel até revelar a sílaba e diga: “A palavra começa com o som /ME/”. Deixe as crianças fazerem suposições livremente.

Segunda pista: Puxe a tira até revelar a figura e diga: “Rima com princesa” (nome da figura que apareceu). Deixe novamente as crianças fazerem as hipóteses livremente.

Por fim, puxe a tira até revelar a palavra /MESA/ para as crianças verificarem se acertaram o palpite que deram.

Uma produção de texto fecha com “chave de ouro” esta ideia. 🔑😘

As crianças amaram esta atividade por aqui. Espero que seja útil para vocês também 🙂

bjuuu

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 10 sílabas/figuras/palavras. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Consciência Fonológica em Lata

  1. Christiane Ramalho on said:

    Excelente ideia!!
    Vc é genial,menina!!
    Nota mil!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *