Descubra a Ordem das Sílabas

Descubra a Ordem das Sílabas
Compartilhe

Oie!

Estamos sempre falando da importância de utilizar jogos lúdicos com nossas crianças. Inclusive, defendemos que eles não devem ser utilizados somente após as crianças concluirem as atividades escolares ou como prêmio. Consideramos pertinente salientar que é preciso, após o término do jogo, um registro no qual as crianças digam o que aprenderam.

Uma sugestão é que isso seja feito em formato de diário individual ou em grupo onde todos pontuem seus aprendizados. Para crianças menores este registro pode ser feito através de desenhos ou então a professora servir de escriba.

É maravilhoso quando conseguimos utilizar diversos jogos bem planejados para que possam ser aplicados de maneira progressiva. Os resultados aparecem, especialmente, quando as crianças começam a verbalizar o que aprenderam. Entendam, isso também é um processo de aprendizagem. Algumas crianças podem precisar de um tempo maior para conseguir colocar em palavras o que aprendeu.

Os exercícios ou ginásticas cerebrais precisam que se tenha tempo para sua aplicação e que, na medida do possível, sejam essas aplicações produtos de um “programa” que envolva jogos diferentes, aplicados de forma progressiva, partindo sempre dos mais fáceis aos mais difíceis. (ANTUNES, 1998, p. 15).

Sendo assim, aproveitem o jogo que compartilhamos hoje e façam as adaptações necessárias para o seu melhor aproveitamento.

Sugestão de Uso 1:

Deixem as fichas espalhadas sobre uma superfície plana. Peçam para as crianças agruparem as fichas que tem a mesma figura e, em seguida, colocar as sílabas na ordem certa.

Sugestão de Uso 2:

Coloquem uma ficha no centro da mesa. As outras fichas dentro de uma sacola ou caixa.

Cada criança, na sua vez, retira uma ficha da caixa.

Se na ficha tiver a mesma figura daquela que ficou no centro da mesa e a criança conseguir colocar as duas fichas em ordem para formar o nome da figura ela faz ponto.

Se não for a mesma figura a criança deve deixar a ficha fora da caixa.

Ganha o jogo quem fizer três pontos primeiro.

Finalizamos deixando o nosso abraço virtual recheado de afeto. <3

Até o próximo post.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF (enviado por e-mail) com 24 fichas para o jogo “Descubra a Ordem das Sílabas”

Compartilhe

1 Comentário

  • Elizangela Publicado 1 01-03:00 março 01-03:00 2021 2:14 PM

    Amo todos os jogos de vocês. Parabéns e muito sucesso

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *