Conte a história e calcule

Conte a história e calcule
Compartilhe

Oie!!!
Outro dia, no post Estrutura e Lógica, falávamos que nem todo mundo tem a mesma capacidade lógica, mas que sempre podemos melhorar. Hoje queremos complementar dizendo que, quando começamos a exercitar nosso cérebro, podemos até nos surpreender e atingir níveis que não imaginávamos ser possível.

[…] não devemos ser medrosos: nossa capacidade de raciocínio é, de forma geral, maior do que suspeitamos […] (BATTLORI, 2009, p. 10.)

Quando estamos querendo estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças devemos ficar atentos na escolha de recursos adequados para as condições de entendimento delas. Geralmente, esta capacidade está atrelada ao que elas já têm de conhecimento prévio. Ou seja, se vocês estão com dúvidas de por onde começar, comecem tentando identificar o que as crianças já sabem 😉

O recurso que sugerimos hoje tem o objetivo de contribuir na construção do número, no pensamento lógico. Façam as adaptações necessárias, ok?!

Sugestão de Uso:

A criança escolhe uma cartela, observa as imagens e conta oralmente ou por escrito uma história matemática. Após, faz o cálculo.
Exemplo: Ao observar a cartela com bichos de pelúcia a criança pode dizer: “Sofia está fazendo uma coleção de bichos de pelúcia. Ela já tem 5 ursos e 2 dinossauros. Quantos bichos de pelúcia Sofia já tem?”

Finalizamos deixando um forte abraço. Fiquem bem e até o próximo post <3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BATLLORI, Jorge. Jogos para treinar o cérebro. 11. ed. São Paulo: Madras, 2009.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF GRÁTIS (enviado por e-mail) com 12 cartelas.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *