Oieeee!!!

Queridos, vamos falar um pouquinho sobre a atenção seletiva? Esta atenção é utilizada quando estamos diante de um estímulo que precisamos focar e, ao mesmo tempo, desconsiderar outros não relevantes para realizar uma determinada tarefa. É como se fosse um filtro e, claro, é muito importante para a aprendizagem acontecer com eficiência. Portanto, precisamos estimular o seu desenvolvimento. Abaixo segue uma sugestão.

Tem arquivo PDF com este material disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no final deste post.

Sugestão de uso:

Colocar em uma pasta arquivo (aquelas com plástico).

Peça para a criança observar as duas figuras que estão na margem superior esquerda de cada página. Exemplo: Diga para ela olhar cada detalhe, como os personagens estão vestidos, se estão segurando algo, qual a sequência deles.

Dentro do quadro há três tipos de figuras diferentes, mas a criança deverá circular com uma canetinha (sobre o plástico) somente as duas figuras que são iguais ao modelo e, também, que estão na mesma sequência.

Talvez, para alguma criança, seja necessário você sugerir, como estratégia para não se perder nas linhas, que ela siga linha por linha, da esquerda para a direita.

Depois do uso é só apagar com uma flanela.

Por hoje foi isso, espero ter contribuído.

Um forte abraço e até a próxima semana. 🙂

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 10 páginas para a atividade “Estimular a atenção”. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Um comentário em “Estimular a atenção seletiva

  1. muito bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *