Pensei em uma modesta lista para nós brasileiros cuidarmos do Brasil e por consequência de nós mesmos. Será sonhar muito? Não sei, mas são itens que independem de políticos (ufa!).
- Vamos começar tomando as rédeas do conhecimento. Seremos curiosos e iremos à luta, estudaremos além da escola!
- Se ficarmos doentes e precisarmos de atestado, vamos usufruir do nosso direito, mas retornaremos para o trabalho o mais breve possível. Não nos tornaremos encostados!
- Trataremos bem todas as pessoas. Indiferentemente do cargo exercido por elas ou do que pensamos poder lucrar com isso.
- Cuidaremos pessoalmente da educação dos nossos filhos, antes que outros precisem educá-los, afinal, nunca saberemos como isso será feito.
- Não vamos furar a fila no banco, no mercado, no zoológico, no restaurante e muito menos no trânsito;
- Jamais ultrapassaremos pelo acostamento;
- Se acharmos algo que não é nosso vamos procurar o dono. E não ficaremos achando ter feito “grandes coisas”, apenas que fizemos o que era certo.
- Vimos algo que podemos fazer melhor, então, mãos à obra!
- Cuidaremos do patrimônio público. Oh, céus! Ele é nosso!
- O lugar do lixo é…? Já sabemos a resposta e estamos jogando por aí por quê?
- Não iremos avisar nas redes sociais quando há uma blitz. Isso é muita ignorância! Afinal, poderemos estar ajudando um criminoso. Sei lá, e se ele acabou de sair da casa do nosso melhor amigo ou da nossa mãe? (Eu sei, isso foi golpe baixo!)
- Alguém fará por nós algo melhor do que nós mesmos faríamos? Não seremos tolos a ponto de acreditar nisso. Inclui aí esperar dos governantes.
- Espera aí, ficamos chateados com políticos corruptos e tentamos subornar o guarda ou vamos falar com aquele amigo para passar o nosso projeto na frente? Desculpa, mas então temos o governo que merecemos!
Será que alguém aí vai continuar esta lista?
1 Comentário
Oi Solange… Amei seu texto e compartilhei. Com certeza, tudo começa na gente mesmo. E EMPATIA é tudo!
Estou tornando-me sua fã.
Beijos,
Fernanda Bellanga
Comentar