jogo-percepcaoOie!

Quem não quer ter boa memória? Todo mundo quer, não é mesmo?

É verdade que para isso precisamos de boa alimentação, noites de sono adequadas, motivação, interesse… No entanto, há também dois requisitos essenciais e que geralmente são deixados de lado: a atenção e a percepção.

É frequente ouvirmos: “J” precisa melhorar a memória.

Não ouvimos: “J” precisa melhorar a percepção.

E como “J” vai lembrar de algo que nem mesmo percebeu? É um olhar sem enxergar.

Então… Vamos estimular o desenvolvimento da atenção e da percepção?

 

É necessário:

  • cartas quadriculadas (5 colunas x 5 linhas) com desenhos;
  • tabuleiro 18 x 18 quadriculado (5 colunas x 5 linhas) e aplicado papel contact;
  • canetinhas;
  • flanela.

Como utilizar:

A criança deverá escolher uma carta e copiar com a canetinha o desenho no tabuleiro. Para isso ela terá que perceber os detalhes de cada traçado. Ver em qual quadro começa e em qual termina. A quantidade de quadros no tabuleiro é exatamente igual ao das cartas. Ele só é maior. Portanto, o desenho ficará o mesmo da carta, mas ampliado.

Após, apagar o tabuleiro com a flanela.

O arquivo em PDF com as cartas e o tabuleiro para esta atividade está disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Clique no link abaixo:

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *