Oieeee!!!

Eu já falei que um pedido de vocês é uma ordem? Não??? Bom, estou falando agora, mas não abusem! Tudo é na medida do possível…rs

Tenho recebido vários pedidos para desenvolver um jogo para estimular a aprendizagem do alfabeto. E, aqui entre nós, quando muitas pessoas fazem o mesmo pedido é porque, realmente, será útil. Então, está aí! Prontinho! Torço do fundo do coração que contribua. Sei que muitas crianças por este mundão afora estão precisando de um olhar com compaixão, aquele abraço confiante e, especialmente, brincar, brincar e brincar!!!

Lapierre (2010, p. 33), no livro Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação, nos diz:

Ao invés de reprimir as tentativas lúdicas das crianças, vamos aceitá-las e até encorajá-las.

Então, 3,2,1, … Vamos?!

Tem arquivo PDF com as cartas e o tabuleiro para este jogo no nosso site. Para adquirir clique no link no final deste post.

 

Sugestão de uso:

Coloque as cartas com letras em uma sacola e o tabuleiro sobre uma mesa. Distribua para as crianças canetinhas de cores diferentes.

Uma criança retira uma das cartas da sacola. Fala o nome da letra e seu som.

Marque um minuto em um cronômetro ou coloque uma ampulheta. Em seguida, todos devem procurar e circular no tabuleiro o maior número possível de letras iguais a da carta sorteada.

Anotem a pontuação que cada criança fez e o jogo continua. Ganha quem fizer 10 pontos primeiro.

Observação: Se você aplicar papel Contact ou plastificar o tabuleiro, após o uso, é só apagar as marcações com uma flanela.

É isso, gostou do jogo? Pensou em uma maneira diferente de utilizá-lo? Vou amar saber e poderá ser bem útil sua participação.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 26 cartas + 1 tabuleiro para este jogo. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *