fbpx

Risca sílabas

Risca sílabas

Oie!!!

É com muita alegria que compartilho o jogo de hoje, especialmente, porque vou disponibilizá-lo em arquivo PDF grátis na nossa loja. Simmm, podem rufar os tambores, comemorar, chamar as amigas, os amigos, … 🎼🎤🕺🏽porque vai rolar a festa, vai rolar…haha #migasualouca

O jogo poderá ser útil para crianças em processo de alfabetização. Envolve leitura, atenção, concentração, perseverança, mas, é também, muito útil para verificar quais sílabas a criança já conhece e quais precisa aprender. No nosso dia a dia com as crianças precisamos estar o mais perto possível delas e compreender que toda intervenção pode servir para uma avaliação. Da mesma maneira, toda avaliação pode servir de intervenção. A nossa mediação é que deve estar adequada para favorecer este processo e, o jogo lúdico, é um excelente recurso para isso.

Leiam o que Macedo (2007, p. 25) nos diz:

Para crianças com algum tipo de dificuldade (mau aproveitamento escolar, notas baixas, desorganização, etc.) a proposta é identificar, também no contexto dos jogos, onde estão localizadas as principais defasagens para viabilizar a realização de tarefas e a compreensão dos conteúdos até então não dominados.

Talvez o que escrevo não chegue a ser uma grande novidade, mas, quando vamos aplicar qualquer jogo precisamos saber quais objetivos temos com ele e estar amparados inclusive teoricamente. Este preparo poderá ser útil até para se, por ventura, aparecer alguém dizendo: Nossa, mas você só joga, só brinca com as crianças!…(risos nervosos). Sim, já passei por isso! E vocês, também? Óbvio (!), que comentários assim, não devem nos abater, não é mesmo? Então, mãos à obra! Êêêê!!! \o/

Tem arquivo PDF com o tabuleiro e o dado para esta atividade no nosso site. Para adquirir clique no link escrito “Grátis” disponível no final deste post.

Sugestão de uso:

Entregue um tabuleiro para cada criança, dupla  ou grupo.

Cada criança, na sua vez, joga o dado. O número que cair será correspondente à quantidade de sílabas que ela deverá ler e riscar.

Ganha o jogo quem ler e riscar todas as sílabas do seu tabuleiro primeiro.

Observação 1: Dependendo do conhecimento prévio da criança, esta atividade pode exigir um nível de esforço mental muito alto, então, para esses casos, sugerimos combinar que o ganhador será aquele que ler e riscar uma linha toda primeiro.

Observação 2: Se você aplicar papel Contact ou plastificar o tabuleiro, após o uso, é só apagar as marcações com uma flanela.

Variação: As crianças podem formar palavras com as sílabas do tabuleiro. Ganha quem conseguir formar o maior número de palavras. Este é um ótimo desafio!

É isso meus lindos e lindas!!! Espero que o jogo contribua. Se vocês deixarem algum comentário falando os resultados, além de me deixar muito feliz, poderá ser útil para outras pessoas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Clique no link abaixo em “GRÁTIS” para adquirir o arquivo PDF com o tabuleiro e o dado para esta atividade. É enviado por e-mail.

4 Comentários

  • Monica Postado 29 29-03:00 outubro 29-03:00 2018 5:03 PM

    Maravilhoso seus jogos. Amei muito !

    • Solange Moll Postado 29 29-03:00 outubro 29-03:00 2018 5:21 PM

      Obrigada, querida!

  • Tamires Postado 28 28-03:00 outubro 28-03:00 2018 8:24 AM

    Sol, cada dia mais admiro o seu trabalho. Incrível, mesmo!

    • Solange Moll Postado 29 29-03:00 outubro 29-03:00 2018 5:23 PM

      obrigada, Tamires! Suas palavras enchem meu coração de alegria.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.