Queridos, alfabetizar letrando é, certamente, um desafio constante. Precisamos regularmente avaliar o trabalho que estamos desenvolvendo para garantir que as crianças não estejam apenas lendo e registrando com autonomia palavras alfabeticamente, mas, também, que estejam compreendendo e construindo textos socialmente.
Para que isso ocorra é preciso nos aproximarmos das nossas crianças, para saber o que já sabem e, também, garantir que possam ser desafiadas para ir além do conhecimento que já possuem. Afinal, toda criança já pensa sobre a escrita muito antes de frequentar os bancos escolares.
Conforme Luria (1998, p. 188) apud Soares (2016, p. 61):
Antes que a criança tenha compreendido o sentido e o mecanismo da escrita, já efetuou inúmeras tentativas para elaborar métodos primitivos, e estes são, para ela, a pré-história da sua escrita.
A sugestão que compartilhamos hoje com vocês é uma excelente ferramenta para isso.
Sugestão de Uso:
Coloquem as páginas em uma pasta catálogo (aquelas com plástico).
Cubram a imagem, deixem a criança ler a charadinha e dar um palpite para a resposta. Após, revelem a imagem. Em seguida, a criança procura e circula as sílabas que formam o nome da figura. Ou seja, a resposta para a charadinha 😉
Por fim, que tal a criança pesquisar com seus familiares, uma charadinha e trazer em um próximo encontro para compartilhar com os colegas?
Pensaram em uma maneira diferente de utilizar este material? Vamos amar saber!
Um forte abraço e até próximo post.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 20 páginas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo O que é? O que é?R$9.00
Comentar