O que é? O que é?

O que é? O que é?
Compartilhe

Queridos, alfabetizar letrando é, certamente, um desafio constante. Precisamos regularmente avaliar o trabalho que estamos desenvolvendo para garantir que as crianças não estejam apenas lendo e registrando com autonomia palavras alfabeticamente, mas, também, que estejam compreendendo e construindo textos socialmente.

Para que isso ocorra é preciso nos aproximarmos das nossas crianças, para saber o que já sabem e, também, garantir que possam ser desafiadas para ir além do conhecimento que já possuem. Afinal, toda criança já pensa sobre a escrita muito antes de frequentar os bancos escolares.

Conforme Luria (1998, p. 188) apud Soares (2016, p. 61):

Antes que a criança tenha compreendido o sentido e o mecanismo da escrita, já efetuou inúmeras tentativas para elaborar métodos primitivos, e estes são, para ela, a pré-história da sua escrita.

A sugestão que compartilhamos hoje com vocês é uma excelente ferramenta para isso.

Sugestão de Uso:

Coloquem as páginas em uma pasta catálogo (aquelas com plástico).

Cubram a imagem, deixem a criança ler a charadinha e dar um palpite para a resposta. Após, revelem a imagem. Em seguida, a criança procura e circula as sílabas que formam o nome da figura. Ou seja, a resposta para a charadinha 😉

Por fim, que tal a criança pesquisar com seus familiares, uma charadinha e trazer em um próximo encontro para compartilhar com os colegas?

Pensaram em uma maneira diferente de utilizar este material? Vamos amar saber!

Um forte abraço e até próximo post.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 20 páginas do recurso “O que é? O que é?”. É enviado por e-mail.

Compartilhe

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *