Ouvidos Afinados

Ouvidos Afinados
Compartilhe

Oie!!!

Muitos estudos demonstram que a criança quando inicia o processo formal da alfabetização já traz com ela conhecimentos sobre a escrita e, estes, foram adquiridos pelas experiências proporcionadas pelo meio em que vivem. Por isso, antes de qualquer intervenção, é sempre importante fazermos uma sondagem para sabermos o que a criança já sabe.

Luria (1998, p. 188) esclarece que:

“Antes que a criança tenha compreendido o sentido e o mecanismo da escrita, já efetuou inúmeras tentativas para elaborar métodos primitivos, e estes são, para ela, a pré-história de sua escrita”

Feita a sondagem é hora da intervenção! A sugestão que eu trouxe hoje tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da consciência fonológica e o processo de construção da escrita. No entanto, também podemos aproveitar para instigar a percepção, atenção e, assim, ampliar a memória visual.

Sugestão de uso:

Coloque as páginas em uma pasta catálogo (aquelas com plástico).

Peça para a criança ou o adolescente observar as imagens de uma página por um tempo. Feche a pasta e pergunte quais figuras ele/ela se lembra de ter visto. Depois você pode abrir a pasta novamente para que seja feita a conferência dos acertos.

Em seguida, sugira que a criança ou o adolescente fale em voz alta os nomes de todas as figuras da página e, preste atenção aos sons, para conseguir identificar as palavras que tenham a sílaba solicitada. Após, ela/ele deve escrever os nomes nos espaços correspondentes. Nas páginas que apresentam palavras com quantidade de letras diferentes você pode pedir que, antes da tentativa de escrita, seja prestada ainda mais atenção aos sons para conseguir descobrir qual palavra tem mais letras.

Utilizar as palavras escritas para elaborar frases e/ou textos pode contribuir no aprendizado.

Obs.: Se as folhas forem colocadas em uma pasta catálogo, a escrita poderá ser feita com canetinha sobre o plástico. Após o uso é só apagar com uma flanela.

Espero que este post tenha sido útil para você que o leu até aqui. 😉

Um forte abraço.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LURIA, Alexander R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A.R. LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 16 páginas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Compartilhe

1 Comentar

  • SANDRA REGINA DE MOURA Postado 9 09-03:00 outubro 09-03:00 2019 7:35 PM

    Outro dia estava fazendo compras e faltou luz. Agora lembrei de entrar e meus pedidos não estão no carrinho. Terei que procurar tudo novamente?

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.