Risque os Iguais

Risque os Iguais

O-lá!

Nossa memória é um bem precioso! Indiscutivelmente, ela é fator determinante para termos um desempenho eficiente na aprendizagem. Sempre que estamos diante de um assunto aparentemente novo é automático recorrermos à nossa memória para verificarmos se já temos alguma informação com a qual possamos fazer conexões. Quando já existe conhecimento prévio, a assimilação é mais rápida.

Porém, um detalhe que muitas vezes não é levado em consideração, é que para termos uma boa memória é essencial que nossos canais de atenção e percepção estejam funcionando eficientemente. Ou seja, os nossos cinco sentidos (tradicionalmente conhecidos olfato, audição, visão, tato e paladar) são fundamentais nesse processo, afinal, não há como lembrar de algo que não foi visto, ouvido ou percebido de alguma forma.

Ao invés de culpar a sua memória, você precisa treinar o seu aparato sensorial. (MEMORIZANDO informações, 2006, p. 28).

É importante estimularmos habilidades de atenção e percepção desde a mais tenra idade. Isso refletirá muito na aprendizagem ao longo da vida.

O jogo que estou compartilhando hoje tem o objetivo de aguçar a atenção e a percepção visual de detalhes (partes de um todo). Além disso, também estimula a coordenação motora fina e a tolerância à frustração. O arquivo digital está gratuito na nossa loja. Gostou, né?! Rsrs!

Sugestão de Uso:

Cada jogador precisa ter um tabuleiro e uma canetinha (individualmente).

Cada um em sua vez joga o dado e observa a figura que foi sorteada, identificando a cor do corpo, mãos, pés e também a posição do olho. Depois, procura e risca uma figura igual lá no seu tabuleiro.

Se for sorteada uma figura que ele já não tenha mais disponível para riscar, passa a vez para outro jogador. 

Ganha o jogo quem riscar primeiro todo o seu tabuleiro.

Finalizo este post manifestando o meu desejo de que você aproveite muuuuito o presente que estou deixando. 

Um forte abraço e até a próxima quarta 😉

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MEMORIZANDO INFORMAÇÕES. In: 101 maneiras de melhorar sua memória. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital GRÁTIS em formato PDF contendo: 1 tabuleiro e 1 dado. É enviado por e-mail.

1 Comentário

  • loudime28 Publicado 7 07-03:00 agosto 07-03:00 2021 3:43 PM

    Maravilhoso, fiquei encantada. Parabéns pela criatividade e por disponibilizar esses materiais conosco.

Comentar

Deixe um comentário