Se Liga Nessa

Se Liga Nessa

O-lá!

PDF GRÁTIIIIS!! Uhuuu! Já sabe que eu estou feliz só por imaginar o seu sorriso, né?! Hehe

O objetivo do jogo “Se Liga Nessa” é estimular a percepção, a atenção, orientação espacial (frente, atrás, direita, esquerda) e a construção do número.

É também uma maneira bem divertida de iniciar a relação das crianças com os números. Inclusive, isso é muito importante porque, por mais que haja pessoas que torçam o nariz quando ouvem a palavra matemática (Ei, claro que não estou falando de mim ou de você…Rsrs), ela está em nosso dia a dia em diversas ocasiões: nas compras, nas estimativas (virão cinco pessoas para o almoço, então preciso de “x” xícaras de arroz), nas contagens, etc. Portanto, o melhor a fazer é, desde cedo, estabelecer um bom relacionamento com os números para uma “convivência sadia”… Rsrs

Uma das “tarefas” deste jogo será a contagem e isso, preciso dizer, é diferente de ensinar a recitar números. Quem trabalha na Educação já sabe disso porque aprendeu em sua formação. Estou escrevendo porque sei que alguns pais passam por aqui e, por não saber a diferença, acreditam que seus filhos estão tendo um bom desenvolvimento lógico-matemático porque já sabem contar oralmente até 10, 20, 50… Eu não estou dizendo que isso é ruim, apenas que isso não é o suficiente. Na verdade, isso é, até certo ponto, relativamente fácil. É como aprender a cantar uma música.

Contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático vai além disso! E para isso é fundamental, dentre outras habilidades, construir uma boa base com números pequenos.

Quando uma criança recita com certa facilidade os números de 1 a 10, pode parecer que ensinar contagem seja simples. Não é: contar é diferente de recitar. Contar implica perceber que cada objeto corresponde somente a um termo da contagem e que não se deve pular nem repetir um objeto […]. (BIGODE e FRANT, 2011, p. 9)

Dito isso, bora jogar?!

Sugestão de uso:

Deixe o tabuleiro e as fichas coroa no centro da mesa.

Coloque as fichas com imagens de setas e círculos viradas para baixo.

Cada criança, na sua vez, vira uma ficha e observa a seta e o círculo. Procura no tabuleiro um quadro igual, ou seja, que tenha o círculo na  mesma posição em relação à seta (este é um momento que exige muita atenção!). Verifica qual número aparece imediatamente abaixo e pega a quantidade correspondente de fichas coroa.

Ganha o jogo e recebe uma coroa quem primeiro conquistar 10 fichas coroa.  

E agora, na próxima jogada, será que o jogador irá conseguir mantê-la?

O que você achou deste jogo? Ah, faça adaptações, amplie as possibilidades de uso e depois me conta, pode ser?

Um abraço e até o próximo post!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BIGODE, Antonio J. L.; FRANT, Janete Bolite. Matemática: soluções para dez desafios do professor. São Paulo: Ática, 2011.

Clique no link abaixo para adquirir o PDF GRÁTIS contendo:

  • 01 tabuleiro;
  • 10 fichas com setas;
  • 10 fichas coroa;
  • 01 coroa grande;
  • 01 coroa pequena;
  • 01 embalagem;
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

3 Comentários

  • Lilian Publicado 25 25-03:00 fevereiro 25-03:00 2024 8:00 AM

    Descobri o site agora! Esse ano vou trabalhar pela primeira vez na sala de recursos, com crianças altistas e com deficiências múltiplas.Gostaria de uma orientação em como baixar os jogos grátis em pdf

  • Edilene Jesus de Araújo Publicado 20 20-03:00 abril 20-03:00 2023 3:35 PM

    Estou gostando… Estou adaptando para uma criança cega … Maravilhoso … Obrigada!!!
    Temos muita dificuldade de encontrar jogos que possa adaptar, faço em relevo, sabendo que cego ver com as pontas dos dedos e mãos. Gostaria muito de postar no Instagram. Fale como posso fazer e se posso? Afinal é criação sua. Aguardando seu retorno.

    • Solange Publicado 20 20-03:00 abril 20-03:00 2023 3:44 PM

      Querida, Edilene!
      Com certeza pode publicar. Marque nosso Instagram @psicosol_ideias
      É uma alegria muito grande saber que estamos contribuindo.
      Um abraço nas crianças por mim

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *