Bate Certo

Bate Certo

O-lá!

Tenho a leve impressão de que se você utiliza os recursos que disponibilizo aqui no site é porque, assim como eu, preocupa-se em ser um mediador da aprendizagem e não um detentor do conhecimento. A autonomia dos aprendentes é algo importante e valorizado por você! Estou certa ou será que é um equívoco? Rsrs!

Se estou certa, então você é daquelas pessoas acessíveis às dúvidas dos aprendentes, mas, na medida do possível, incentiva discussões saudáveis e os instiga a procurarem as respostas para seus questionamentos. Também, possivelmente, você já sabe que os jogos lúdicos são excelentes ferramentas para promover tudo isso.  

A utilização do jogo na proposta curricular da escola é capaz de despertar interesses […] desenvolver a autonomia moral e intelectual, aprimorar a convivência e objetivar a liberdade. (BARBOSA, 2002,p. 42).

O recurso que eu trouxe como sugestão hoje tem tudo a ver com o que eu disse anteriormente, pois, além de ser riquíssimo para crianças em processo de alfabetização, no transcorrer do jogo, podem surgir debates, dúvidas de quem está certo e, ao invés de dizermos a resposta correta, os jogadores poderão pesquisar em um gabarito. Isso é muito positivo para estimular a autonomia das crianças na construção da escrita.

Veja a seguir 😉

Sugestão de uso:

Embaralhe as cartas com figuras de animais e coloque-as no centro da mesa.

Distribua para cada jogador três fichas verdes e três fichas laranja.

Cada jogador, em sua vez, observa em uma carta as duas palavras com o nome do animal.  Se a palavra correta estiver escrita em verde, ele deve bater com a palma da mão sobre a pilha de fichas verdes. Se for a laranja, deve bater sobre a pilha de fichas laranja.

Caso acerte o palpite, deve tirar uma ficha da pilha.

Após a criança ter dado seu palpite, se um dos jogadores tiver dúvida podem conferir no gabarito.

Vence o jogo quem primeiro ficar sem nenhuma das fichas verdes ou laranja.  

Gostou? 

Amo quando recebo feedback através de comentários e mensagens. 

São importantes para eu melhorar cada vez mais o meu trabalho, ok?!

Boa diversão!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Parâmetros Curriculares Nacionais: o papel da escola no século XXI. Curitiba: Bella Escola, 2002.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF contendo: 24 cartas com figuras de animais + 12 fichas, + 1 embalagem, + gabarito. É enviado por em-mail.

2 Comentários

  • Sirleia Maria Costa Dubena Publicado 8 08-03:00 setembro 08-03:00 2021 10:24 AM

    Oi Solange! Seus jogos são de excelente qualidade! Agradeço por compartilhar, meus alunos também agradecem. Grande abraço.

    • Solange Moll Publicado 18 18-03:00 setembro 18-03:00 2021 8:12 AM

      Obrigada pelo seu feedback, querida! Mande um beijão para seus alunos por mim. <3

Comentar

Deixe um comentário