imageOi gente!

Já comentei em outros posts sobre algumas pesquisas que apontam para a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização. Segundo essas pesquisas – dentre elas, as de Alessandra G. S. Capovilla e Fernando C. Capovilla (2000) : “Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico” – , ficou evidenciado que os indivíduos que passam por um treino para desenvolver a consciência fonológica têm seu desempenho aumentado no processo de alfabetização em relação aos indivíduos que não tenham passado por esse treino.

Diante do que foi dito, elaborei este jogo que é super simples e semelhante ao jogo de dominó. No entanto, neste jogo iremos estimular em nossas crianças a percepção da rima que é um dos elementos importantes quando nos referimos à consciência fonológica.

Você vai precisar:

– 14 peças de dominó com imagens (mínimo). Essas peças devem ser elaboradas de uma maneira que contenham imagens cujos nomes rimem. Exemplo: gato/pato; folha/rolha… (Observe a imagem).

Como jogar:

Antes de distribuir as peças explore oralmente o nome de cada figura.

Dois jogadores recebem sete peças cada um. Inicia o jogo quem tiver, por exemplo, o “gato”. O próximo jogador deverá procurar se uma de suas peças contém uma figura cujo nome rime com a palavra “gato”. Caso não tenha, o primeiro jogador deverá procurar em suas peças. Assim sucessivamente. Ganha quem ficar sem nenhuma peça por primeiro.

Em nossa loja há um arquivo em PDF com as peças para este jogo. Confira!

REFERÊNCIA:

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Scielo Brasil, Porto Alegre, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-79722000000100003&script=sci_arttext>. Acesso em 08 fevereiro 2011.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *