Bola de palavras

Bola de palavras

Oieee!!!

Um desejo que tenho deixado bem explícito aqui neste site e em todas as minhas formações é que quero contribuir para que nossas crianças tenham experiencias prazeirosas com a aprendizagem. Muitas vezes, para proporcionar isso nem precisamos de muitos recursos. A prova disso é a ideia que apresento para vocês neste post.

Sugestão:

Escrever várias palavras em uma bola grande de plástico. Para evitar borrões escreva com caneta para retro projetor.

Procedimento:

Leia uma palavra e jogue a bola para a criança.
Ela deverá falar a palavra que você leu, ler outra palavra e jogar a bola para você.
Então você deverá falar as palavras lidas até o momento, ler outra e jogar novamente a bola para a criança.
Assim sucessivamente até que não consigam mais lembrar todas as palavras lidas. Então é a vez de uma nova rodada.

Você percebeu que além da alfabetização estará sendo trabalhado coordenação motora, atenção, percepção e memória?  Demais esta brincadeira, não é mesmo?

Eu amooo ideia simples assim. E você?

Há outras ideias para alfabetização no nosso site. Como o material “Escute e Responda” que estimula o desenvolvimento da consciência fonológica. Você deverá falar a sílaba/som que consta na carta e a criança precisa localizar se o som está no começo, meio ou final da palavra. É um arquivo PDF com 45 cartas (enviado por e-mail). Para adquirir clique no link abaixo.

Solange Moll

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná), Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP – The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém – Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Psicomotricista Relacional. Mãe Atípica. Apaixonada por desenvolver jogos e compartilhar com vocês.

Comentários

13 respostas para “Bola de palavras”

Deixe um comentário