imageOlá!

Vamos de consciência fonológica hoje?

Gente, é sério, este jogo é fantástico para crianças em processo de alfabetização.

Deixei em nossa loja o arquivo em PDF para vocês poderem utilizá-lo.

É necessário:

– 4 tabuleiros com imagens. Cada tabuleiro com uma categoria diferente da outra.

image– Cartas que constem uma sílaba de cada figura dos tabuleiros e círculos no qual um deles será colorido para servir de pista para a criança encontrar a figura. Ou seja, dependendo de qual círculo está pintado a criança saberá se a sílaba está no começo, meio ou fim da palavra (observe a imagem ao lado).

Obs.: Colei os 4 tabuleiros em folhas de scrapbook e depois em um papelão grande.  Os tabuleiros podem ser individuais, mas eu preferi assim como na imagem. As cartas de cada categoria eu também colei em folhas de scrapbook e utilizei cores diferentes, combinando com os tabuleiros para evitar confusões.

Procedimento:

Este jogo poderá ser utilizado para 1 a 4 crianças.

Para iniciar, a criança deverá escolher com qual categoria (tabuleiro) quer jogar. Explore os nomes das figuras que estão no tabuleiro. A criança precisa saber os nomes das figuras.

Depois você vira uma carta da categoria que ela escolheu e diz, por exemplo: “No nome da figura tem o som /ÃO/”. Então a criança deverá observar os círculos da carta para ver qual está pintado. Se for o último círculo ela deverá procurar no tabuleiro uma figura que termina com o som /ÃO/.

Gostou desta ideia? Então compartilhe!

Beijão e até o próximo post.

Em nossa loja está disponível o arquivo em PDF com 4 tabuleiros e 80 cartas para este jogo. Você só precisará imprimir para prepará-lo e jogar com as crianças.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Qual é a figura?

  1. Vanessa Melere on said:

    Parabéns! Muito legal!!

  2. Érika de Cássia Lopes Silva on said:

    Ameiii Sol!

  3. Ana Cristina Santos on said:

    Sol,sou sua fã,compro quase todas as suas atividades e aplico sempre com sucesso…..gostaria muito que vc me enviasse todas as suas atividades pois tenho vc a pouco tempo e acredito que muitos jogos postados anos anteriores tb poderão me ajudar.Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *