imageOlá, pessoal!

Já abordei várias vezes aqui no site a importância da consciência fonológica para as crianças que estão em processo de alfabetização. Se você nos acompanha já está careca de saber…rs.

Então, vou direto à explicação do jogo.

É necessário:

– várias fichas iguais à imagem ao lado;

– pequenos prendedores ou clips.

Procedimento:

Você mostra uma ficha para a criança. Veja se ela conhece a figura da ficha. Depois diga para ela descobrir em qual parte da palavra está o som que você vai falar. Por exemplo, supondo que você mostre uma ficha que tenha a imagem de uma árvore. Você dirá assim: “Em qual parte da palavra árvore está o som /ÁR/.”

A ideia é que a criança segmente (separe) a palavra árvore em sílabas (ár-vo-re) e descobra se o som que você falou está no começo, meio ou fim da palavra. Após, ela deverá colocar um prendedor no quadradinho da ficha para sinalizar em qual parte ela acha que está o som.

Não é bacana este jogo? Me diga aí! Estou esperando o seu comentário!!!

Deixei lá na loja um arquivo em PDF com 45 cartinhas para este jogo.

Bjooo

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

19 comentários em “Jogo Escute e Responda

  1. ótima idéia, muito criativa

  2. Maria salete de oliveira on said:

    Uma ótima ideia para fazer varias atividades

  3. Márcia de Almeida on said:

    Olá Solange,
    Suas ideias são simples e ótimas. Despertam o interesse nas crianças de compreender atividades de maneira prazerosa e divertida. Possibilita ao professor ampliar e desenvolver um trabalho significativo e diferenciado.

    Adoro suas ideias, estou sempre atenta para suas postagens.
    Parabéns e obrigada por mais esta dica!
    Abraços!!

  4. Maravilha ! Deus abençoe a sua criatividade. As crianças agradecem e eu também !! Beijo.

  5. Isis Sampaio Moreira on said:

    Olá, Solange
    Estou como Orientadora Pedagógica do 2º segmento, e tenho alguns alunos com Necessidades Educacionais Especiais e visitar seu site é muito promissor. Fui professora de alfabetização e não conhecia seu site, uma pena, . Mas tenha a certeza que você veio para engrandecer mais nosso conhecimento e aprendizagem. Muito obrigada.

  6. camila janolli lopes on said:

    Muito legal! Isto está relacionado com ao método de alfabetização fônica ou não tem nada a ver? Obrigada

  7. Maria Otília on said:

    Maravilhoso ! Pois ajuda muito principalmente aqueles que não tem condições de chegar até um profissional especializado.DEUS o abençoe e capacite cada vez mais.

  8. Rejane Gottardo on said:

    Oi Solange todo bom…parabéns pelas ideias. Um grande abraço.

  9. Bom dia Solange!!! Tudo bem? Faz um tempo que venho procurando o seu blog ,pois um dia pesquisando sobre psicopedagogia achei por acaso o seu blog ,amei… agora por acaso pesquisando achei novamente, muito obrigada por nos ajudar com seu maravilhoso trabalho. Abraços.

  10. Fernanda Maria on said:

    Oi Solange gostaria muito de uma ajuda suas idéias são ótimas parabéns. Meu filho tem três anos e não está falando nada. Somente maaaa isso significa ele me chamando mãe. Somente isso. Você poderia me indicar algum exercício que eu possa fazer com ele em casa para que ele possa ir soltando algumas outras palavras…
    Obrigada
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *