O-lá!
Hoje quero começar dizendo que nosso trabalho, como educadores, pode não ser muito valorizado por quem nunca esteve em um chão de sala de aula para saber o que se passa (sem falar na parte financeira!). Porém, jamais devemos acreditar nos olhares tortos e em palavras rudes que só revelam a falta de conhecimento.
O trabalho desenvolvido, especialmente na área da alfabetização, pode mudar a história de vida de muitas crianças. Sabemos que muitas dessas mudanças ocorrem ali, sob o olhar atento da professora, que fará com que a criança receba os estímulos e o afeto de que tanto precisa para se desenvolver.
Um ambiente afetuoso e uma educação rica em estímulos ajudam a atenuar os efeitos de consequências emocionais. (ANTUNES, 2003, p. 16)
Dentre os estímulos que contribuem para o desenvolvimento de qualquer criança, o lúdico, é o mais recomendável e indispensável! Através dele a criança desenvolve habilidades emocionais, cognitivas e físicas.
O jogo que eu trouxe hoje tem como objetivo contribuir no processo de alfabetização, estimular a construção do número e o desenvolvimento da coordenação motora fina, mas, de maneira sutil, podemos abordar o tema alimentação saudável. Atenção (!), nada de julgamento. Deixe a criança falar o que sente.
Sugestão de Uso:
Coloque as cartas com palavras dentro de um saco e entregue para cada criança um prato.
Apresente para as crianças as cartas com figuras de alimentos e aproveite este momento para perguntar quais alimentos elas conhecem. Se há algum que elas nunca comeram e gostariam de experimentar ou tem receio de experimentar…
Depois, as crianças escolhem 4 cartas com figuras de alimentos e colocam em seus pratos.
Após, cada uma na sua vez, retira uma carta do saco. Quem tiver em seu prato um alimento correspondente à palavra sorteada, deve colocar a carta na boca do “monstro”.
Ganha o jogo quem primeiro ficar sem nenhuma carta com alimento no prato.
Ahhh, vejo crianças se divertindo e aprendendo muito com este jogo!
Um abraço.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003 .
Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 24 cartas com imagens de alimentos;
- 24 cartas com nomes de alimentos;
- 01 arte personagem “monstro”;
- 01 embalagem;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar 🙂
-
Arquivo Bom ApetiteR$9.90
Comentar