Segura Esta

Segura Esta

O-lá!

Pensa em um jogo maravilhoso! Pensou? Agora imagina recebê-lo gratuitamente! Uhuuu! Isso mesmo: o jogo “Segura Esta” é gratuito. Maravilha, não é mesmo?

Pela imagem acima você já deve ter percebido que o objetivo dele é estimular a alfabetização. É isso mesmo! Porém, na sugestão de uso você vai ver que ele foi idealizado de uma maneira a proporcionar também escuta de som, ritmo e movimento; é super divertido. Daquele jeito que a gente gosta. E as crianças, então? Nem se fala… Rsrs  

Sendo assim, leia com atenção para que o jogo seja levado a sério em seu sentido lúdico e evitar que ele, que foi pensando com tanto cuidado, seja utilizado apenas como mais uma atividade a ser realizada. Queremos proporcionar alegria para o processo de alfabetização.

[…] não esqueçamos de que o mais importante é que o aluno se divirta e, ao mesmo tempo, adquira novas capacidades ou desenvolva as que possui […]. (BATLLORI, 2009, p. 20)

Sugestão de uso:

Organize as crianças sentadas em círculo.

Cada criança deve receber uma carta, uma folha de papel, lápis e borracha.

Ative a câmera do seu celular e aponte para o QR Code (disponível no arquivo com as instruções de uso deste jogo). Irá tocar uma música.

As crianças devem, no ritmo da música, passar a carta que recebeu para o/a colega a sua direita. Depois de alguns segundos, você bate uma palma. Neste momento, elas devem começar a passar a carta para o colega a sua esquerda. Após alguns segundos, você para a música. As crianças devem anotar as sílabas que constam na carta.

O jogo segue até que cada criança tenha anotado as sílabas de três cartas. Então será o momento de elas tentarem descobrir palavras com as sílabas anotadas. Você pode dizer, como pista, que as sílabas formam o nome de um alimento.

As crianças podem pedir ajuda uma para a outra ou compartilhar com os colegas suas descobertas!

E que tal finalizar com uma frase ou texto utilizando os nomes dos alimentos que ela descobriu?  

Depois de utilizar com as crianças, conta pra mim como foi! Pode ser?

Veja o vídeo abaixo para mais detalhes de como utilizar este jogo.

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BATLLORI, Jorge. Jogos para treinar o cérebro. São Paulo:  Madras, 2009.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital GRÁTIS em formato PDF contendo: 24 cartas com sílabas, 01 carta QR code com sugestão de música, 01 embalagem, instruções de uso. É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

1 Comentário

  • DEISI CRISTINE CORREA BIINDCHEN Publicado 10 10-03:00 agosto 10-03:00 2022 8:51 AM

    Rico jogoooo!!¡!

Comentar

Deixe um comentário