Oieee!!!

Gente, hoje a sugestão de atividade é para trabalhar classificação das palavras quanto ao número de sílabas. Na língua portuguesa, elas podem ser classificadas em monossílaba (uma sílaba), dissílaba (duas sílabas), trissílaba (três sílabas) e polissílaba (quatro ou mais sílabas).

Tem arquivo PDF com as cartas para esta atividade disponível na nossa loja. Clique no link disponível no final deste post. É  enviado por e-mail.

Como utilizar:

A criança escolhe uma carta. É importante que ela saiba o nome de todas as figuras da carta. Portanto, se for necessário, fale para ela. Após, a criança deverá separar os nomes das figuras em sílabas para responder o que está sendo perguntado na carta. Uma maneira de ajudar na separação é dizer para a criança bater uma palma para cada sílaba. Depois escreve a resposta.

Observação: como plastifiquei as cartas as crianças podem escrever com uma canetinha sobre as cartas. Após o uso posso apagar com uma flanela. Se você aplicar papel Contact ou fita adesiva o efeito será o mesmo.

Para concluir a atividade pode ser escrito frases.

É isso! Hoje o post foi curtinho, né?! Mas como sempre foi recheado de carinho.

Bjuuu

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 12 cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

4 comentários em “Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

  1. Zeila Costa Sales on said:

    Acho o máximo tudo que vc posta

    • Solange Moll on said:

      E eu amoooo demais quando vocês deixam comentário!!! AfInal, é a única maneira que tenho de saber se o meu trabalho está sendo útil.
      Beijão, Zélia!

  2. Luciana Gomes Alves on said:

    Adoro todas as ideias postadas! são maravilhosas e além do mais nos dá acesso a várias possibilidades de trabalho.Parabéns! Continue nos presenteando e nos ajudando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *