Oie!!!

Hoje o assunto é pensamento lógico-matemático.

A nossa querida Constace Kamii (1997), em seu livro Reinventado a Aritmética, diz que: “Número não é empírico por natureza. A criança o constrói através da abstração reflexiva pela sua própria ação mental de colocar coisas em relação.”

Ou seja, é importantíssimo para aprendizagem lógico-matemática que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar e colocar as coisas em relação para comparar e identificar diferenças e semelhanças. Sejam elas de espessura, tamanho, forma, cor, quantidade, …

Com a atividade de hoje as crianças serão instigadas a pensar, refletir sobre semelhanças e diferenças para poder transformar, modificar uma determinada figura. Saliento,  porém,  que considero também importante que as crianças possam fazer esta mesma atividade com objetos concretos. Por exemplo, com blocos lógicos.

Vamos à ideia? Tem arquivo PDF com as cartas para esta atividade disponível na nossa loja. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

Como utilizar:

A criança escolhe uma carta e observa a forma geométrica que  deverá ser transformada. Depois a criança desenha uma figura modificando ou conservando as características de acordo com o que for solicitado em cada carta. O que está escrito em preto é o que deve ser conservado na figura e o que está escrito em branco é o que deve ser modificado (observe a imagem acima).

Observação: Quem acompanha o meu trabalho já sabe que plastifico as minhas cartas. Assim, as crianças podem desenhar sobre as cartas com canetinha e, após o uso, posso apagar com uma flanela.

E assim chegamos ao final de mais um post com o coração cheio de esperança que tenha sido útil para você que o leu até aqui. Beijão e até o próximo!

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com 15 cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *