Disque Mudança

Disque Mudança

O-lá!

Que tal eu começar dizendo que hoje tem PDF GRÁTIS?! Gostou, né?!

O objetivo do jogo “Disque Mudança” é estimular a alfabetização, mas, na sugestão de uso, você vai ver que pensamos em uma maneira de brincar um pouco para que a aula/encontro fique mais dinâmico, com ação e diversão. Afinal, já sabemos por meio de diversos estudos sobre o neurodesenvolvimento que as crianças têm desejo e necessidade de movimento. É importante darmos “voz” a esta demanda. Sendo assim, vamos trabalhar a alfabetização, mas também brincar, que tal?

 “Portanto, podemos falar de uma ́ pulsão de movimento ́, primitiva e fundamental, que está na própria base da ́ pulsão de vida.´ De fato, o movimento aparece in útero, no embrião humano, como uma pulsão primitiva […]” (LAPIERRE e AUCOUTURIER, 2012, p. 49, grifo do autor).

Espero que você goste da maneira que vamos sugerir para utilizar o jogo e aproveite! Se pensar em uma forma diferente, conte nos comentários. Eu vou amar saber e, possivelmente, você poderá contribuir com outros profissionais que estão passando por aqui. Bora?!

Sugestão de uso:

Previamente, esconda as cartas pela sala. Depois peça para as crianças procurarem.

Quando todas já tiverem encontrado, diga para tentarem formar uma palavra com as letras da carta. Como pista você pode dizer que são nomes de objetos que podem ter em uma cozinha e a letra maior é o início da palavra.

Por fim, fale para que cada criança, através de mímica, conte a palavra que encontrou para que as demais tentem descobrir.  

Vai ser show!

É isso! Gostou do presente?!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LAPIERRE, Andre; AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Fortaleza: RDS, 2012.

1 Comentário

  • Katia Publicado 8 08-03:00 fevereiro 08-03:00 2023 8:29 AM

    Suas atividades são ótimas!! Gratidão por compartilhá-las.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *