Abre a Boca

Abre a Boca

O-lá!

Você sabia que, para uma criança que esteja apresentando escrita pré-silábica, estimular a consciência de sílabas e o conhecimento dos sons das letras pode contribuir para que ela avance significativamente no processo de construção da escrita? Isso mesmo! E o motivo é muito simples: estes estímulos fazem ela compreender que a escrita tem relação com nossa fala. 

[…] para alcançar o princípio alfabético, a criança precisa tornar-se consciente da segmentação da palavra em sílabas e representá-las com letras, inicialmente usando quaisquer letras, mas em número correspondente à quantidade de sílabas da palavra, em seguida usando para cada sílaba uma letra (ou grafema) que corresponda a um dos fonemas da sílaba, adquirindo finalmente condições para tornar-se sensível a fonemas e então escrever alfabeticamente. (SOARES, 2016, P. 188) 

Sendo assim, precisamos investir nessas habilidades! O jogo que eu trouxe hoje como sugestão, além de muito divertido, contribuirá para isso. Vamos ver?

Sugestão de uso:

Deixe as cartas em uma pilha com as figuras de objetos viradas para baixo.

Entregue para cada criança quatro figuras: um cão, um leão, um tubarão, um elefante. Experimente deixá-las recortarem e montarem a dobradura.

Após, elas devem silabar os nomes dos animais e, ao mesmo tempo, movimentar a boca deles de acordo com a quantidade de sílabas/pedaços que possuem os seus nomes. Exemplo: cão abre uma vez, o leão duas, o tubarão três e o elefante quatro (veja o vídeo para compreender melhor).

Depois, cada criança, na sua vez, vira uma carta da pilha. Verifica quantos pedaços/sílabas tem o nome da figura e coloca a carta junto com o animal que tem a mesma quantidade de sílabas.

Vence o jogo quem primeiro conseguir uma carta para cada animal.

Para complementar, que tal instigar as crianças a prestarem atenção aos sons iniciais de cada figura e relacioná-los as suas respectivas letras? Isso seria muito bom!

Obs.: Talvez algumas crianças chamem o “cão” de “cachorro”. Diga que, para este jogo, vamos chamá-lo de “cão”.

É isso! Espero que este post tenha chegado para você em boa hora!

Um abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 05 fichas de animais (cão, leão, tubarão, elefante);
  • 24 cartas com figuras.

É enviado por e-mail.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *