Lince do Alfabeto

Lince do Alfabeto

Oieeee!!!

Eu já falei que um pedido de vocês é uma ordem? Não??? Bom, estou falando agora, mas não abusem! Tudo é na medida do possível…rs

Tenho recebido vários pedidos para desenvolver um jogo para estimular a aprendizagem do alfabeto e a relação fonema-grafema. E, aqui entre nós, quando muitas pessoas fazem o mesmo pedido é porque, realmente, será útil. Então, está aí! Prontinho! Torço do fundo do coração que contribua. Sei que muitas crianças por este mundão afora estão precisando de um olhar com compaixão, aquele abraço confiante e, especialmente, brincar, brincar e brincar!!!

Lapierre (2010, p. 33), no livro Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação, nos diz:

Ao invés de reprimir as tentativas lúdicas das crianças, vamos aceitá-las e até encorajá-las.

Então, 3,2,1, … Vamos?!

Tem arquivo PDF com as cartas e o tabuleiro para este jogo no nosso site. Para adquirir clique no link no final deste post.

Sugestão de uso:

Coloque as cartas com letras em uma sacola e o tabuleiro sobre uma mesa. Distribua para as crianças canetinhas de cores diferentes.

Uma criança retira uma das cartas da sacola. Fala o nome da letra e seu som.

Marque um minuto em um cronômetro ou coloque uma ampulheta. Em seguida, todos devem procurar e circular no tabuleiro o maior número possível de letras iguais a da carta sorteada.

Anotem a pontuação que cada criança fez e o jogo continua. Ganha quem fizer 10 pontos primeiro.

Observação: Se você aplicar papel Contact ou plastificar o tabuleiro, após o uso, é só apagar as marcações com uma flanela.

É isso, gostou do jogo? Pensou em uma maneira diferente de utilizá-lo? Vou amar saber e poderá ser bem útil sua participação.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 26 cartas;
  • 01 tabuleiro;
  • Instruções de uso.

É enviado por e-mail.

1 Comentário

  • rossandra6 Publicado 7 07-03:00 fevereiro 07-03:00 2019 6:42 AM

    Olá Solange!
    Obrigada pela sua contribuição criativa. Estou colocando este jogo como sugestão de intervenção no meu relatório de estágio clínico, citando tudo conforme as normas da ABNT. O salvei também para poder usá-lo na prática. Parabéns pelo site, gosto de tudo. 😉
    Rossandra.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *