imageOie!

Queridos e queridas, aqui em Blumenau-SC, nós temos um GEP (Grupo de Estudos em Psicopedagogia). Sempre revezamos o local dos nossos encontros. No nosso último encontro, olhei para a porta do consultório da nossa amiga psicopedagoga Fernanda Correia e vi, sabe, aqueles abafadores de ruídos colocados no chão rente à porta para evitar que o som passe de um ambiente para outro?

Bom, estava lá eu sentada e olhei para o abafador de ruído com outros olhos… Fiquei imaginando vários deles como se fossem minhocas e todos formando letras (coisa de gente maluca mesmo! 😂). E assim surgiu mais uma ideia para alfabetização.

Será necessário:

– rolinhos de tecido. Aqui fizemos de 20cm, 40cm e 60cm de comprimento. Dentro deles a costureira colocou areia, mas só depois pensei que poderíamos ter colocado bolinhas de isopor. É bom não encher muito para que seja possível fazer a letra G, por exemplo, que tem curvas.

Como utilizar:

Muito simples… As crianças podem formar desenhos, letras, números, agrupar menor/maior, tecidos iguais, contar… Enfim, uma gama bem grande de ideias podem ser utilizadas com estas minhocas.

Bora organizar?!!!

Por hoje é isso. Falem se esta ideia foi útil para vocês. Bjuuu

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

10 comentários em “Minhocas

  1. Tatiana Csicsay de Mattos on said:

    Amei a ideia!!! Show!!!

  2. Maristela Amaral R. Tissot on said:

    Criatividade a mil, olhar klim. Espetacular

  3. OTÍLIA S.BENTO on said:

    Amei a idéia, trabalho com alfabetização, o enchimento será que poderia ser feito com plumante de silicone? É um material. Bem leve e maleável. Amo suas ideias já usei várias com sucesso. Beijos.

  4. Greice M. Denker on said:

    Bom Dia,

    Acompanho sua página e nesse post me interessei muito pelo grupo de estudos que você citou que tem em Blumenau. Gostaria de saber como funciona. Eu estou iniciando na carreira como psicopedagoga institucional no município de Balneário Piçarras. No grupo de estudos de vocês tem somente os profissionais que atendem na clínica ou tem a possibilidade de participação de profissionais de outras cidades e áreas de abrangência?

  5. Maria aparecida Henrique on said:

    Ideia genial, parabéns. Gostei é vou aplicar.

  6. Adriana Oliveira on said:

    Olhos de quem tem paixão pelo que faz, parabéns!!!

  7. VALERIA MORAES SILVA on said:

    Gostei. Olhar clinico kkk. ideia maravilhosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *