imageOieee!!!

Pessoal, eu preparei este material para uma criança que estou atendendo (ela é apaixonada por joaninhas!). Quem sabe pode ser útil para vocês também!!! Deixei o arquivo em PDF com as cartas disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Clique no link no final deste post.

Você vai precisar:

– cartas com joaninhas. Cada joaninha com quantidades diferentes de pintas. Eu mandei plastificar as cartas, mas pode ser aplicado papel contact;

– canetinha;

– cronômetro ou ampulheta;

– flanela.

Pensei em três maneiras diferentes para utilizar:

Primeira: A criança deverá contar a quantidade de pintas que há em cada joaninha e, com a canetinha, registrar na carta.

Segunda: Colocar todas as cartas sobre a mesa, dizer uma quantidade e cronometrar um tempo para a criança encontrar a joaninha com a quantidade de pintas que você falou. Se conseguir ela fica com a carta.

Terceira: Colocar todas as cartas com as imagens para baixo e você pega uma delas. A criança deverá adivinhar quantas pintas tem na joaninha da carta que você pegou. Terá três chances de acertar. Você pode dar pistas dizendo: “é mais” ou “é menos”. Se a criança conseguir acertar fica com a carta. Depois é a vez da criança pegar uma carta para você descobrir quantas pintas tem na joaninha. Ela também poderá lhe dizer “é mais” ou “é menos” (show, né?!).

Após o uso os registros que foram feitos nas cartas com canetinha podem ser apagados com a flanela.

Pensou em um jeito diferente de utilizar as cartas? Fale nos comentários. Poderá ajudar a mim e/ou outras pessoas.

Bjuuu

Clique no link abaixo para adquirir o aquivo em PDF com as cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Dona Joaninha: quantas pintas ela tem?

  1. Sirlene Martinez on said:

    Amei!! Também poderá pedir a criança que coloque as cartas em ordem crescente/decrescente.
    Antes de aplicar, contar a história:
    “A Joaninha que perdeu as pintinhas”
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *