Palavra Escondida

Palavra Escondida

Oie!!!
Gente, uma excelente maneira de estimular o desenvolvimento da construção da escrita das nossas crianças é utilizarmos jogos e brincadeiras que façam elas prestarem atenção aos sons da nossa fala, instigá-las na percepção auditiva. Inclusive, para muitas crianças que estejam apresentando dificuldade de aprendizagem pode representar uma mudança significativa no processo de alfabetização delas.

A capacidade auditiva da criança, sua capacidade de ouvir e discriminar os sons diferentes constitui fator indispensável à aprendizagem da leitura e da escrita […]. (ANTUNES, 2003, 46)

O jogo que trouxemos como sugestão tem justamente esse objetivo, ou seja, estimular a percepção auditiva. Além disso, também trabalha tolerância a frustração, coordenação motora fina, entre outras habilidades. Pode ser realizado oralmente ou por escrito. É importante vocês avaliarem o que é mais adequado para cada criança. 😉

Sugestão de Uso:

Coloquem o tabuleiro sobre uma superfície plana e entreguem para cada jogador um pião.

As cartas devem ser colocadas dentro de uma sacola ou caixa.

Cada jogador, na sua vez, retira uma carta da caixa, tenta identificar a palavra escondida que há no nome da figura e escreve.

Exemplo: Na palavra “CEBOLA” a palavra escondida é “BOLA”

Se o jogador conseguir descobrir, anda no tabuleiro com o seu pião o número de casas que há na lupa da carta. Depois devolve a carta para a caixa.

Se não conseguir, devolve a carta para a caixa.

Se parar em uma casa que tem uma escada, o jogador deve ir para a casa que está no topo dela.

Se parar em uma casa que tem a figura de um robô, o jogador deve voltar à casa do início do jogo.

Ganha o jogo quem chegar ao final da trilha primeiro.

Finalizamos este post deixando votos de que vocês possam aproveitar muuuito este jogo.

Um forte abraço e até o próximo post <3

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF (enviado por e-mail) com 1 tabuleiro + 18 cartas para o jogo “Palavra Escondida”.

Comentar

Deixe um comentário