fbpx

Ampliar vocabulário

Ampliar vocabulário

Oieee!

É verdade que com o nome que escolhi para este post já deixei evidente que um dos objetivos almejados é ampliar o vocabulário das nossas crianças/adolescentes, mas, podemos ir além! Utilizar este recurso para desencadear aquela conversa gostosa e falar de sentimentos, emoções. Ou seja, uma boa estratégia para promover um melhor conhecimento de si e dos outros. Estou falando da inteligência emocional; que é indispensável para nossa vida pessoal e profissional. Considero importante ressaltar que para que esta vivência seja positiva o mediador precisa se despir de julgamentos. É uma ocasião propícia para aprimorar a escuta do que a criança/adolescente conhece e sente.

“[…] Parece-nos ingênuo acreditar que esse projeto pretenda ´mudar a emoção´ dos alunos; mais coerente seria acreditar que os jogos poderiam propiciar um melhor conhecimento de si mesmo e de outros e, portanto, construir relações humanas mais serenas e laços de afetividade mais sólidos. […]” (ANTUNES, 1998, p. 245)

Então, mãos à obra!

Sugestão de uso:

Cobrir os quadros que tem palavras, pedir para a criança observar a imagem e nos dizer o que parece que a pessoa está sentindo. Só depois mostrar a palavra do quadro azul e perguntar se ela concorda ou não e por qual motivo. Também podemos explorar se ela já viveu situação semelhante e como foi. Após, pedir para ela tentar descobrir outra palavra, que tem o mesmo significado, mas que está com as sílabas misturadas no quadro amarelo.

Obs.: Uma boa estratégia, para deixar a atividade mais lúdica, é usar uma lupa e dizer que vamos ter que investigar mais de perto as expressões das pessoas para descobrir o que estão sentindo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estipulação das múltiplas inteligências. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 15 fichas. É enviado por e-mail.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado.