Dominó da Copa

Dominó da Copa

O-lá!

Digo agora ou no final deste post que o arquivo PDF com o jogo que eu trouxe hoje como sugestão está gratuito? Ah, já falei… Hehe!

A Copa 2022 está chegando e é claro que nós vamos torcer para o Brasil, não é mesmo? Porém, como trabalhamos na Educação, já sabemos que podemos aproveitar o interesse que as crianças estão manifestando pela Copa para promover aprendizagem.

Há muito a ser explorado, desde localização geográfica, cultura, língua, e, evidentemente, as bandeiras de cada país. Não é só uma questão de reconhecer as bandeiras, mas observar as diferenças e semelhanças. Há algumas bandeiras, por exemplo, as de Gana, Camarões e Senegal, que são muuuito parecidas. Isso é excelente para estimular a atenção e a percepção das crianças. Você sabia disso?

Ou seja, o jogo Dominó da Copa, além de estimular a alfabetização, o pensamento lógico e outras habilidades, também pode contribuir para o desenvolvimento da atenção e da percepção. Não é o máximo isso? Aquela criança que não presta atenção em detalhes e acaba cometendo muitos erros… Pensou nela?

“Para uma atenção bem focada é preciso empregar todas as suas faculdades de percepção”. (ATENÇÃO, 2006, p. 38).

Sendo assim, vamos nessa?

Sugestão de uso:

Distribua as peças igualmente entre os jogadores.

Se sobrar, reserve para uma eventual “compra”.

Sorteiem quem colocará a primeira peça no centro da mesa.

O jogador seguinte deve colocar uma peça que seja o complemento de um dos dois lados do dominó. Ou seja, bandeira ou nome do país. 

Ganha o jogo quem ficar sem nenhuma peça primeiro. 

Ah! Em caso de dúvida, tem gabarito para conferência 😉

Agora é só baixar o seu jogo! Gostou? Conta pra mim!

Boa diversão!!!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ATENÇÃO. In: 101 maneiras de melhorar sua memória. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital em formato PDF GRÁTIS contendo: 32 peças; 01 gabarito; 01 embalagem; Instruções de uso.

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

Comentar

Deixe um comentário