Mudando de Palavra

Mudando de Palavra

O-lá!

Eu não sei você, mas eu amo jogos em que as crianças precisam resolver enigmas. O jogo que eu trouxe hoje como sugestão traz um desafio bem significativo para crianças em processo de alfabetização.
Nós, pessoas alfabetizadas, já sabemos que acrescentar ou tirar uma sílaba de uma palavra poderá fazer com que ela se transforme em outra completa diferente, mas as crianças que então sendo alfabetizadas já sabem disso?

Se ainda não sabem, o jogo Mudando de Palavra, irá contribuir para fazer elas perceberem isso. Além da alfabetização este jogo tem como objetivo estimular a atenção e o pensamento lógico.

Os jogos, de uma maneira geral, quando bem escolhidos e com objetivos claros preestabelecidos, são nossos aliados para motivar e promover aprendizagem. Ou seja, só precisamos saber o que exatamente pretendemos quando buscamos por um jogo, porque a motivação das crianças com eles é inquestionável, faz parte da própria natureza da evolução.

[…] A criança não é atraída por algum jogo por forças externas inerentes ao jogo e sim por uma força interna, pela chama acesa de sua evolução. […] (ANTUNES, p. 37)

Sugestão de Uso:

Espalhe as cartas com imagens viradas para cima sobre uma superfície plana e coloque as fichas com enigmas dentro de um saco.

Entregue para cada jogador uma pá (pode ser aquelas do tipo mata-moscas).

Você tira uma ficha da sacola e lê em voz alta para todos tentarem descobrir a resposta. Exemplo: “A palavra /FLORESTA/ menos /TA/ fica…”

Em seguida, todos ao mesmo tempo procuram por uma carta que tenha “FLORES” e batem com sua pá.

Quem acertar, fica com a ficha.

Se houver empate, fica com a carta quem estiver com a pá por baixo, porque este foi quem bateu primeiro 😉

No vídeo abaixo você poderá ver mais detalhes do jogo.

É isso! Espero que as informações compartilhadas aqui tenham sido úteis.

Um abraço!

REFRÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003

Clique no link abaixo para adquiri o arquivo digital em formato PDF contendo: 24 cartas com imagens, 24 cartas com enigmas, 01 embalagem, instruções de uso.

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

Comentar

Deixe um comentário