Oie!!! Gente, vamos falar um pouco de memória? Espero que este assunto seja interessante para vocês.

Há um tempo li em um livro (disponível na referência) que George Miller (1956), um pesquisador norte-americano, enquanto estudava sobre a capacidade da memória de curto prazo – hoje chamada de memória de trabalho – descobriu o fenômeno da amplitude da memória. Segundo seus estudos, a amplitude determina a capacidade de armazenamento ou o número de itens (pedaços) que o indivíduo pode reter por até 3 minutos. Esta capacidade pode variar de pessoa para pessoa, entre cinco e nove itens, mas a média seria de sete itens. Porém, dando uma pesquisada na internet encontrei informações mais recentes, de Nelson Cowan (2001), também pesquisador, no qual ele propõe que a atividade da memória de trabalho tem uma capacidade de cerca de quatro itens (pedaços) em adultos jovens e é menor em crianças e adultos mais velhos.

Bom, uma coisa sabemos: nas áreas que são do nosso interesse temos uma capacidade maior de armazenar… hehe

E o importante é que podemos melhorar o desempenho da nossa memória. Para isso é preciso exercitar!!! Então vamos à atividade de hoje?

Deixei na nossa loja o arquivo PDF com as cartas que utilizo para esta atividade. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link disponível no final deste post.

 

Materiais necessários:

– 8 fichas de carros diferentes;

– 18 cartas com crescente nível de dificuldade (com dois carros estacionados, com três carros estacionados, …);

– 1 carta contendo apenas a marcação do estacionamento (sem os carros).

Procedimento:

Comece deixando a criança explorar todas as fichas de carros disponíveis. Observar que tem carro de polícia, de táxi, de cor verde, de cor vermelha, etc., …

Após, mostre uma carta com dois carros estacionados. Peça para ela observar atentamente quais carros estão na carta e, também, a localização exata deles (ou seja estimular a percepção e atenção!). Quando a criança disser que já viu o suficiente ou por volta de 45 segundos, retire a carta e peça para ela colocar as fichas com os carros sobre a cartela (aquela que tem apenas a marcação do estacionamento) nos lugares corretos.

De acordo com o desempenho da criança você pode aumentar ou diminuir o desafio. Nas cartas que preparei tem de dois a oito carros estacionados. De uma maneira geral, por aqui, as crianças começaram a apresentar dificuldade a partir de quatro carros. No entanto, conforme foram utilizando o material obtiveram mais êxitos. 🙂

Bem, espero que vocês tenham gostado do post de hoje.

Um forte abraço.

Referência

– 101 maneiras de melhorar sua memória. Coordenação de Marie-Christelle Fiorino; tradutores Celimar de Lima, Stela Maris Gandour, Rodrigo Chia. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2006.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com as fichas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *