Oie!

Queridos(as), no post de hoje eu trouxe uma atividade que pode ser utilizada com crianças em alfabetização, mas é, especialmente, uma ideia para estimular a memória visual. Ou melhor dizendo: atenção, percepção, concentração. Afinal, sabemos que a memorização consiste em receber informações, mantê-las intactas e poder recuperá-las quando for preciso. Porém, para reter essas informações é necessário o funcionamento dos nossos sentidos.  Ninguém terá a capacidade de lembrar algo que foi sequer percebido. Certo? Outro fator importante para uma boa memória é a concentração que, claro, é influenciada pelo interesse, curiosidade e estado emocional.

Ou seja, ao perceber falhas frequentes para recordar algo é preciso verificar como está o aparato sensorial, treiná-lo com estratégias adequadas para melhorar o desempenho e, também, é imprescindível providenciar um lugar calmo e de interesse. Ok?!

Agora vamos à explicação da atividade de hoje. O arquivo PDF com as cartas que utilizo para a atividade está disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Para adquirir clique no link no final deste post.

Procedimento:

As cartas têm frente (lado “A”) e verso (lado “B”).

Apresente uma carta virada com o lado “A” para a criança. Peça para ela visualizar e, de preferência, nomear em voz alta uma a uma as figuras que estão no canto superior da carta. Esta é uma importante estratégia, pois além de estimularmos a percepção visual estaremos instigando a percepção auditiva. Ou seja, aguçamos dois sentidos para auxiliar na memorização. Talvez alguns objetos não sejam do conhecimento da criança. Aproveite para explorar isso e aumentar o vocabulário. Após, vire a carta para  o lado “B” e pergunte: “qual das figuras não estava no outro lado?”.

Depois de a criança dar o palpite dela é só virar a carta para o lado “A” e verificar se acertou.

Então chega o momento de explorar a parte da escrita. Peça para a criança escrever o nome da figura que não estava no lado “A”.

Além das atividades já descritas as cartas poderão ser usadas também para produção de frases, textos, …

Vejam esta atividade no vídeo!!!

Gostaram?! Querem mais posts assim? Falem pra mim, ok?! Amo demais quando recebo feedback.

Beijão e até o próximo post!!!

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com as cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Memorize!

  1. Amei!!!! Muito bom!

  2. Heloisa Sanches Gomes Ricardo on said:

    OI, Sol!!!
    mto boas ideias e jogos!
    Parabéns! bjs
    Heloísa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *