Oie!!!

Ditado popular é um recurso muito bacana para utilizar na alfabetização. Eu, pessoalmente, gosto muito! Com ele podemos explorar a leitura de pequenos textos e também discutir qual ensinamento nos traz.

Além disso,  nas cartas que preparei, tirei uma das palavras, coloquei uma imagem para representar a palavra faltante e, também, deixei um espaço para as crianças  escreverem. Assim, trabalho leitura e escrita.

Dica: Para a criança que esteja apresentando hipótese de escrita silábica ou silábica-alfabëtica pode ser uma excelente estratégia de intervenção deixar claro a quantidade exata de letras necessárias para escrever uma determinada palavra. Isso porque quando ela escrever e faltar letras irá causar conflito e, assim,  desestabilizar a sua hipótese de escrita. Foi por isso que coloquei os quadradinhos. 🙂

O arquivo PDF com as cartas desta atividade está disponível na nossa loja. É enviado por e-mail. Clique no link no final deste post.

Como utilizo:

Apresento para a criança as cartas e ela escolhe uma ou duas (depende de cada criança). Ela lê e completa com canetinha a palavra que está faltando. Como plastifico as cartas, após o uso, posso apagar com uma flanela.

Gostaram?

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF com as cartas para esta atividade. É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Cartas com Ditados Populares

  1. Célia Corrêa on said:

    Achei interessante o material e as possibilidades que oferece.

    Sou coordenadora de uma escola. Existe possibilidade de uma visita presencial para análise do material e negociação
    Tenho interesse.

  2. Muito interessante, pois essa ideia contribuí bastante para a alfabetização dos estudantes. Gostaria de receber por e-mail como foi citado no post acima. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *