Oficina de Palavras

Oficina de Palavras

O-lá!

Estamos nos aproximando do final do ano e, certamente, muitos brasileirinhos estão, neste momento, sabendo ler porque um exército de profissionais entrou em ação e dedicou todo o seu conhecimento para motivá-los a conhecer o mundo das letras. Isso para quem trabalha com alfabetização é extremamente gratificante.

Porém, sabemos que há ainda muitas crianças pelo Brasil afora precisando de apoio. O jogo de hoje pode contribuir, especialmente, se a criança estiver precisando de um trabalho com sílabas simples. Com ele é possível formar mais de 100 palavras de maneira lúdica, do jeito que a gente gosta 😉

Afinal, já sabemos que lembramos melhor das informações que foram acessadas através de uma emoção. Seja ela boa ou ruim!

[…] Lembramo-nos melhor das informações que foram ligadas a uma emoção, agradável ou desagradável. (LAPIERRE, 2010, p. 221).

Obviamente, queremos que as crianças construam memórias afetivas do momento que aprenderam a ler e a escrever, não é mesmo? Então, o lúdico é o melhor caminho.

Além da alfabetização, o jogo Oficina de Palavras tem também como objetivo estimular o desenvolvimento da orientação espacial. Vamos ver como utilizar?

Sugestão de Uso:

Coloque o tabuleiro em uma superfície plana e as fichas que determinam linha, coluna e direção viradas para baixo.

A criança começa sorteando uma ficha que corresponde à linha e uma ficha que corresponde à coluna. Procura no tabuleiro a sílaba que corresponde ao número da linha e coluna sorteada.

Em seguida, sorteia uma ficha que corresponde à direção que ela deve seguir para verificar se forma uma palavra. Dependendo da ficha sorteada, terá que ir para cima, para baixo, direita ou esquerda.

Se formar uma palavra ela recebe uma ficha “Palavra Pronta”.

Ganha o jogo quem primeiro acumular 3 fichas.

Veja o vídeo que está logo abaixo para compreender melhor como utilizar o jogo 😉

Um forte abraço e até o próximo post!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LAPIERRE, Andre. Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação. Curitiba: UFPR, 2010.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo digital formato PDF contendo: 16 cartas com números, 12 cartas Direção, 12 cartas “Palavras Prontas”, 01 tabuleiro, 01 embalagem, instruções de uso. 

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.  

Comentar

Deixe um comentário