Palavras Gêmeas

Palavras Gêmeas

O-lá!

Alfabetizar letrando são palavras que circulam com muita frequência nos livros e formações cujo tema envolva o processo de construção da escrita, não é mesmo? E é importante que seja assim, afinal, já sabemos a “duras penas” que se nos preocuparmos somente em letrar e deixar de lado a alfabetização, certamente não teremos bons leitores e, se pensarmos o contrário, também podemos dizer o mesmo.

Rego (1995b:59) apud Soares (2016, p.147) nos diz:

[…] pedagogicamente deve-se buscar um equilíbrio entre atividades que estimulem diretamente a decodificação e aquelas voltadas para a análise do texto e sua compreensão”.

Eu estou sempre compartilhando jogos com diversos propósitos justamente porque tenho esta preocupação. Se você é assinante do Clube Psicosol, possivelmente já percebeu isso 😉

O recurso que eu trouxe hoje tem como objetivo instigar a compreensão leitora e também ampliar o vocabulário das crianças. Vamos ver?

Sugestão de uso:

A criança escolhe uma cartela e faz a leitura. Observa a palavra que está em verde no texto.

Em seguida, pega uma carta que tenha o mesmo número. Ela deve colocar um marcador na palavra que seja sinônimo da palavra destacada no texto.

Para concluir, vale uma pesquisa em um dicionário para verificar se a criança acertou o palpite. 

Agora me diz: o que você achou deste jogo? Que tal contar pra mim nos comentários?

Um forte abraço!

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo: 15 cartelas com textos e imagens, 15 cartas com palavras, 01 embalagem, Instruções de uso. 

É enviado por e-mail para você imprimir, montar e jogar.

Comentar

Deixe um comentário