Programa de Enriquecimento InstrumentalCriado por Reuven Feuerstein, é composto por 14 instrumentos. Foram elaborados de uma maneira que há um crescente nível de dificuldade. Não apresentam conteúdos escolares e nem têm esta pretensão, mas pretendem promover modificações nas estruturas cognitivas do sujeito a ponto de que o mesmo supere suas dificuldades tanto na escola como na vida.

A chave principal para promover a modificabilidade está na mediação. Os instrumentos em si, se forem aplicados sem a devida mediação, tornam-se apenas mais uma atividade. Por este motivo, a aplicação dos instrumentos é autorizada somente para profissionais habilitados e autorizados pelo ICELP/Israel e/ou pelos centros autorizados que se encontram em vários países.

Qualquer pessoa pode melhorar seu desempenho, conforme palavras de Feuerstein:  “O indivíduo é um ser modificável”.

Algumas competências desenvolvidas:

– Interiorização e memorização;

– Planejamento e organização;

– Raciocínio lógico verbal;

– Controle da impulsividade;

– Autonomia…

Quem pode ser favorecido pelo programa:

– Crianças e adolescentes que precisam melhorar seu potencial para aprender;

– Adultos que almejam aumentar seu potencial intelectual;

– Idosos que queiram permanecer mentalmente ativos.

Maiores informações entre em contato.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

7 comentários em “PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental

  1. É isso aí, Sol!

    Força no PEI!

  2. Chegou para acompanhamento uma criança que lê de traz para frente. Exemplo: Maria foi a rua- ela lê-rua a foi Maria.Peço orientação.Grato.

    • Solange Moll on said:

      Oi Cicero,

      Sugiro que você apresente para esta criança pequenos textos cobertos por uma régua (não transparente) ou folha de papel, e aos poucos deslize a régua de uma maneira que a criança leia palavra por palavra da esquerda para direita.

      Obrigada pelo contato, estou à disposição.

      Solange

  3. Olá! Gostaria de saber mais referente ao “PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental” seria possível um curso ou algo parecido sobre o assunto? Obrigado

  4. ola bom dia! o que poderia me sugerir para eu desenvolvimento nas areas de auto controle da agressividade, trabalho em equipe e potencial intelectual?
    obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *