Escrita Espelhada. Que bicho é esse?

Escrita Espelhada. Que bicho é esse?

 

É comum nos primeiros registros escritos observarmos as crianças escrevendo letras, números e palavras de trás para frente (veja o vídeo no final deste post). Por que isto acontece? Em primeiro lugar, trata-se de um fato comum no processo de aprendizagem da linguagem escrita porque nas primeiras tentativas a criança ainda não sabe todas as regularidades. Por exemplo: em nossa cultura se lê e se escreve da esquerda para a direita, ao contrário de outras culturas como a árabe e a hebraica que escrevem da direita para a esquerda, ou ainda os chineses, que escrevem de cima para baixo.

Também é necessário compreender que a criança em fase de alfabetização está adquirindo a noção de direita e esquerda e as áreas cerebrais responsáveis por noções visoespaciais estão em processo de maturação. Jogos e brincadeiras que envolvam principalmente o corpo são de grande importância para a alfabetização porque a criança primeiro precisa construir estas noções em seu próprio corpo. 

De qualquer forma, nesses primeiros passos no caminho da alfabetização, é frequente os pais ficarem angustiados ao observarem estas escritas espelhadas acompanhadas também de falta de letras ou mistura de letras e números. O ideal é deixar seus filhos fazerem suas tentativas, pois as crianças, conforme pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (pesquisadoras reconhecidas internacionalmente por seus trabalhos sobre alfabetização), começam a construir a língua escrita muito antes de entrarem no ensino formal.

De acordo com Zorzi (2000):

“Por muito tempo e, de modo bastante insistente, temos sido levados a ver, nos erros e enganos que as crianças fazem ao escrever, indícios de distúrbios e patologias. Os espelhamentos de letras são um exemplo típico desta maneira, até mesmo parcial e distorcida, de compreendermos o que é a aprendizagem.”

As crianças podem, a princípio, além da escrita espelhada, escrever “formiga” com poucas letras e “boi” com muitas. É comum  justificarem que formiga é pequena, logo precisa de poucas letras, exemplo: CFAO. Já o boi é grande, então precisa de muitas letras: JAJNSHSJAKOV. Em outros casos, elas utilizam as letras do próprio nome em ordem diferente para muitas palavras. Mais adiante passam por outra fase e então escrevem uma letra para cada vez que pronunciam um som.

E assim a criança segue gradualmente em sua investigação, até atingir a escrita convencional.

Não existe criança que não sabe nada sobre a escrita. O que acontece é que a criança pensa sobre a escrita formulando hipóteses sobre ela, para compreender o que a mesma significa. Isto não quer dizer que ela não precisa de um mediador para aprender a ler e escrever. A ação de um mediador é imprescindível para fazer com que a hipótese da criança entre em conflito e assim proporcione o seu avanço.

Feuerstein (1980 apud Beyer, 1996, p. 75) diz:

Por meio do conceito da experiência da aprendizagem mediada (EAM) nós nos referimos à forma como os estímulos emitidos pelo meio são transformados por um agente ‘mediador’, usualmente um pai, um irmão ou outra pessoa do círculo da criança. Este agente mediador, motivado por suas intenções, cultura e envolvimento emocional, seleciona e organiza o mundo dos estímulos para a criança. O mediador seleciona os estímulos que são mais apropriados e então os filtra e organiza; ele determina o surgimento ou desaparecimento de certos estímulos e ignora outros. Através desse processo de mediação, a estrutura cognitiva da criança é afetada.

Mas, muitas vezes, quando se ouve dizer que uma criança de 5 anos está lendo e escrevendo, logo vem aquela preocupação: será que meu filho de 6 anos tem problemas? Neste caso é melhor agir com bom senso, respeitando o ritmo de cada um. A escola deve ser parceira dos pais, dizendo-lhes quando percebe algo que mereça mais atenção.

Zorzi (2000) também comenta:

Estamos, como adultos, fortemente contaminados com noções rígidas de “certo” e “errado”: se a criança está agindo ou pensando da mesma forma que nós, então ela sabe, ela está certa, está aprendendo. Caso contrário, se ela assimila, ou entende uma situação de uma maneira distinta da nossa, que não está de acordo com nossas concepções e crenças, então ela está errada. Não está aprendendo. E, se não está aprendendo, então deve ter dificuldades, problemas, e assim por diante.

Há uma preocupação exagerada para que se leia cada vez mais cedo. O mais sensato é baixar a ansiedade, acompanhar o desenvolvimento da criança, confiar na escola do seu filho e proporcionar um ambiente rico em leitura e escrita, regado com muita paciência e persistência.

No mais é curtir e guardar estas primeiras tentativas de escrita com o mesmo valor dado às primeiras palavras e os primeiros passos.

Olhem que LINDO vídeo eu recebi!!! Ilustra exatamente o tema abordado.  Artur aos 4 anos e 5 meses escreveu seu nome assim: 

P.S.
 A escrita espelhada é comum até a idade de 7-8 anos. Se, entretanto, mesmo recebendo estímulo e ensino adequados, ainda assim ela estiver apresentando, além da escrita espelhada, dificuldade na aprendizagem da leitura e escrita, considero prudente uma avaliação psicopedagógica.

REFERÊNCIAS

BEYER, Hugo Otto. O fazer psicopedagógico: a abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: Mediação, 1996.

ZORZI, Jaime Luiz. As inversões de letras na escrita o “fantasma” do espelhamento. 2000. Disponível em < http://www.filologia.org.br/soletras/15sup/As%20invers%C3%B5es%20de%20letras%20na%20escrita-%20o%20’fantasma’%20do%20espelhamento.pdf>. Acesso em 11 fevereiro 2011.

 OBRAS CONSULTADAS

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

MACEDO, Lino de; NORIMAR, Ana Lúcia Sícoli Petty, PASSOS, Norimar Christe.  Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar.  Porto Alegre: Artmed, 2005.

ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Clique no link abaixo para ter acesso a uma apostila com sugestões de atividades lúdicas para intervenção da escrita espelhada.

62 Comentários

  • Alessandra Publicado 4 04-03:00 maio 04-03:00 2021 5:08 AM

    Tenho 31 anos sou ambidestra e escrevo de forma espelhada com as duas mãos. Qndo estava no jardim de infância escrevi de forma espelhada. Tnho essa recordação pq fizeram um grande negócio sobre isso. As profs ficram muito preocupadas,meu pai tbm e como eu escrevia com a esquerda eles achavam era por isso e tentaram fazer de TUDO pra eu escrever com a direita, coisa que eu não conseguia na época.. Minha prof ficava com a mão em cima da minha me ajudando a escrever com a direita e eu simplesmente não conseguia! Passei um bom tempo nesse estresse de tentarem fazer com q escrevesse com a direita e eu só conseguindo com a esquerda e ao contrário. Meu pai viu que fez as profs me deixarem escrever com a canhota e em algum momento parei de escrever ao contrário. Só depois dos 20 anos percebi que além de ainda conseguir escrever de forma espelhada também consiguia escrever com a direita. Foi um choque pra mim.

  • Isabela Publicado 18 18-03:00 janeiro 18-03:00 2019 1:49 PM

    O meu filho fala invertido. Em vez de “Vi um carro de polícia” ele diz “polícia carro vi”. Não entendo pq. Tb troca algumas palavras. Em vez de Bita. Fala Tabi

  • Fabiana Publicado 19 19-03:00 dezembro 19-03:00 2018 9:12 AM

    Bom dia, sou esquerda tive dificuldades no início de escola pq escrevia de traz para frente, hj escrevo normal mas até então eu consigo sem dificuldade alguma escrever textos de traz para frente, tenho curiosidades e muitas reportagens não tem uma explicação específica para isso.

  • Marcel Moreno Publicado 25 25-03:00 setembro 25-03:00 2018 6:04 PM

    Achei o texto bem bacana e lembrei muito de mim. Eu escrevia no pré de traz para frente e de ponta cabeça. Eu achava que assim quando a professora fosse corrigir minha lição ela não precisaria virar meu caderno. Minha mãe que é muito paciente, me mostrou que primeiro a gente escreve para nós, depois pensa nos outros que irão ler. Corrigiu muito fácil.

  • Solon Publicado 3 03-03:00 março 03-03:00 2018 10:34 AM

    O meu problema na verdade não sei o que é, mas gostaria muito de saber… Eu leio correto mas as vezes escrevo assim por ex: para/rapa, lavo/vola, número/meronú… Alguém pode me ajudar a saber o que é isso?

  • samara Publicado 19 19-03:00 outubro 19-03:00 2016 12:26 AM

    Olá,sou professora e estou com uma aluna de 6 nos que escreve de trás p frente letras e números.Gostaria se possível me enviasse algumas atividades p realizar com ela.Pois estou sem saber o q fazer.Agradeço de coração.

  • jackson koepsel Publicado 10 10-03:00 julho 10-03:00 2016 9:14 PM

    errei a idade em 2004 eu tinha 19 anos… corrigindo

  • jackson koepsel Publicado 10 10-03:00 julho 10-03:00 2016 9:08 PM

    Olá meu nome é Jackson, tenho 31 anos, em 2004 aos 24 anos, eu vi uma matéria no JÔ SOARES, onde uma mulher escrevia com as duas mãos ao mesmo tempo em dois quadros… fiquei admirado e comecei a treinar a escrita, a exercitar meu cérebro… desde então venho aprimorando essa habilidade… hoje em dia consigo em letra de forma: ESCREVER DE TRÁS PARA FRENTE, ESCREVER DE PONTA CABEÇA, ESCREVER DE PONTA CABEÇA DE TRÁS PARA FRENTE consigo LER DE TRÁS PARA FRENTE e estou treinando FALAR DE TRÁS PARA FRENTE… é tudo questão de treino escrito e treino mental.

  • ivonete alves ferreira araujo Publicado 11 11-03:00 março 11-03:00 2016 10:40 PM

    gostei do texto. Parabéns!!
    Fico preocupada com alguns depoimentos, pois há pais que estão se equivocando com direita/esquerda, e assim sendo não vão conseguir ajudar o/a filho/a.

  • Sheila silva Leal Publicado 9 09-03:00 março 09-03:00 2016 3:29 PM

    Muito legal seu comentário adorei suas dicas .
    Trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem.

  • keilia Publicado 22 22-03:00 agosto 22-03:00 2015 10:46 AM

    Amei tudo. Mas não tenho costume de comprar pela met. Não teria como eu fazer o pedido e vc enviar por email o boleto. ?

  • Tamires Publicado 6 06-03:00 agosto 06-03:00 2015 11:30 AM

    Muito bacana o seu texto. Eu sou autodidata e aprendi a escrever com 3 anos e com escrita espelhada. Só quando entrei na pré-escola aos poucos fui mudando. Na minha família todos achavam engraçado e nunca fizeram disso um problema para não me assustar. Por isso não tive dificuldades. Acredito que isso se deu também por eu ser canhota. Hoje, eu estou até praticando novamente essa escrita espelhada e fiquei admirada como tenho facilidade para isso.

    • Solange Moll Publicado 6 06-03:00 agosto 06-03:00 2015 12:06 PM

      Lindo seu depoimento, Tamires!

  • itelva Publicado 11 11-03:00 abril 11-03:00 2015 9:50 AM

    Meu aluno escreve a primeira letra do nome invertida, no caso a letra a e mesmo assim aprendeu a ler mas não consegue escrever nem tirar do quadro

  • Alex Publicado 19 19-03:00 novembro 19-03:00 2014 11:32 PM

    Minha filha tem 3 anos e já tem um ano que está na escola já sabe escrever o nome muito bem mas do nada ela foi escrever o nome pra avó ver e escreveu normal depois ela escreveu de trás para frente e depois escreveu normal outra vez, quando a minha esposa perguntou porque ela escreveu o nome daquela forma ela naturalmente disse que foi porque ela quis. Ela tem uns argumentos que não parecem ser típico de crianças da idade dela.
    OBS: Ela começou a falar com 10 meses, e com um ano e pouco falava frases em inglês que aprendeu sozinha assistindo vídeos do Patati Patata é normal.

  • edina Publicado 12 12-03:00 novembro 12-03:00 2014 10:42 AM

    ola tenho um menino de 5 anos conhece todas as letras do alfabeto, conhece numeros é otimo em memorização. mas quando chega a hora de escrever ele nao escreve fica passando o lapis de uma mao pra outra rabiscanco a folha do caderno mas nao quer fazer a atividade, ele ainda nao se definiu qual mao escrever ora é com a esquerda ora com a direita o que faço?

    • solangemoll Publicado 12 12-03:00 novembro 12-03:00 2014 2:33 PM

      Edina, seu filho é tão novinho ainda… Nesta idade é comum as crianças ficarem desmotivadas com lápis e papel. Por isso posso dizer que a melhor maneira de motivar seu filho é através de brincadeiras. No nosso site tem várias ideias. Dê uma olhada.
      Agora, se você está em dúvida quanto ao rendimento dele converse com a professora e se ela achar necessário procure um profissional da psicopedagogia para uma avaliação.
      Bjs

  • dAMARES Publicado 1 01-03:00 junho 01-03:00 2014 11:44 AM

    muito obrigada !! agora estou mais tranquila ,pois tenho gemeas dde 4 anos e meio e uma delas escreve de traz para frente .nossa que alivio ,feliz em saber que e normal !! muito obrigada

  • TIAGO TAVARES Publicado 24 24-03:00 agosto 24-03:00 2013 10:16 AM

    o meu filho ele escrever certo, mais ele começa da esquerda para direita.
    exemplo- JOÃO Ele começa da letra O

    J O A O
    4 3 2 1
    <——-

    • Solange Moll Publicado 28 28-03:00 agosto 28-03:00 2013 1:42 PM

      Tiago, isso é comum no início da alfabetização. Converse com a professora do seu filho. Um abraço,

  • Alynni Publicado 9 09-03:00 junho 09-03:00 2013 7:02 PM

    Gostei bastante das sugestoes que vi aqui. Parabens pela iniciativa.

  • Cássia Aparecida Nogueira de Freitas Vargas Publicado 7 07-03:00 junho 07-03:00 2013 10:46 AM

    Meu filho de 5 anos escreve espelhado algumas coisas,mas ele não começa do fim para o começo,do começo para o fim,como se fosse escrever de forma normal.Ele dá umas agarradas na hora de falar,já o levei numa fono,ela disse que passava quando ele fizesse 5 anos,só que não passou,tirei a mamadeira quando ele fez 2 anos e 3 meses.Ele começou falar muito cedo 10 meses falava papai, mamãe,vovó,água de maneira clara,ele não é gago isso a fono me garantiu.O que eu posso fazer para ajudá-lo?

    • Solange Moll Publicado 7 07-03:00 junho 07-03:00 2013 2:11 PM

      Cássia, a escrita espelhada é comum na idade do seu filho, mas acompanhe. Converse com a professora, pergunte como está a aprendizagem dele. Quanto a linguagem oral, recomendo que você o leve novamente para uma avaliação fonoaudiológica.

  • Aline Publicado 5 05-03:00 maio 05-03:00 2013 9:30 PM

    Olá Solange, olhando este último comentário minha aflição aumenta. Tenho 26 anos, sou universitária e escrevo espelhadamente desde meus 4 – 5 anos, quando fui alfabetizada. Sofri muito com a discriminação das escolas que passei, pois me obrigavam escrever de forma convencional e isso me causou muitos problemas como tendinite em ambos os braços que estava muito avançada, não sabia a diferença entre direita e esquerda (para tudo, inclusive do caderno), desenvolvi muitos problemas emocionais… Fiz acompanhamento médico com profissionais de diversas áreas (3 oftalmologistas, 1 psicologo, 1 psicopedagoga, 1 psiquiatra, 2 ortopedistas, 1 neurologista) durante um ano e a equipe concluiu que eu não tinha nenhum tipo de problema cognitivo nem motor e que eu deveria escrever espelhadamente. A solução para a escola foi usar folhas de papel vegetal nas avaliações. Confesso que nunca vi nenhuma criança que escreva com eu depois dos 8 anos. Como identificar e superar esses traumas que só quem vivencia para saber o quanto é ofensivo, discriminador, dolorido e sofrível. Hoje, posso dizer que já superei tudo isso, porém desconfio de uma aluna que está no 6. ano. Ela possui problema visuais (já está com óculos), porém não conseguiu ser alfabetizada e apresenta diversos problemas emocionais, é super tímida, não se interage na sala, tem um mega complexo de inferioridade. Consegui fazer com que ela lesse uma frase espelhada, emprestei um livro infantil a ela e pedi para que a mesma tentasse ler na frente do espelho e foi o que ela tentou fazer, mas 10 min depois ela correu em minha casa desesperada dizendo que dava conta de ler ‘normal’, ela estava em pânico, é como se o fato de se cogitar a possibilidade dela ler espelhado a colocasse na condição de “a aberração” da família, da escola, da sociedade. Quão na verdade é uma forma de incluí-la na sociedade, porque eu leio das duas formas, ela, parece-me que não. Porém, deve-se considerar que no processo de alfabetização o espelhamento é normal. A partir daí não consegui mais falar sobre o assunto com ela. Como quebrar essa barreira? Como saber se minha desconfiança é verídica? A professora articuladora tem como identificar essa diferença?
    Obrigada!

    • Solange Moll Publicado 6 06-03:00 maio 06-03:00 2013 7:27 AM

      Olá, Aline! Sua história é emocionante. Fico feliz em saber que você conseguiu superar as suas dificuldades e hoje escreve tão bem. Entendo sua aflição em relação à menina, considero de suma importância que ela passe por uma avaliação psicopedagógica e psicológica. Qualquer coisa que eu fale além disso – sem conhecê-la pessoalmente – seria “achismo” e irresponsabilidade da minha parte. Bjs

  • Sebastião Arruda Publicado 8 08-03:00 abril 08-03:00 2013 9:44 AM

    Prezado,

    Pesquisando sobre o tema de espelhamento na escrita na adolescência encontrei esta página, me confortou bastante.
    Tenho uma filha de 8 anos que demonstra essa característica em seu aprendizado.

    • Solange Moll Publicado 8 08-03:00 abril 08-03:00 2013 10:47 AM

      Sebastião, na idade da sua filha (8 anos) e supondo que ela já tenha recebido ensino de qualidade por pelo menos 2 anos, e estiver apresentando, além da escrita espelhada, dificuldade de aprendizagem, eu recomendo uma avaliação psicopedagógica.
      Um abraço,

  • dircejoao Publicado 15 15-03:00 dezembro 15-03:00 2012 9:16 AM

    Muito esclarecedor ,o conteúdo sobre a escrita espelhada ,pois a dúvida é de muitas pessoas a respeito desse assunto.

  • Luana Publicado 25 25-03:00 junho 25-03:00 2012 10:06 AM

    Bom dia,
    Minha filha tem 4 anos e escreve todas as letras sozinha, mas ainda não forma palavras. Quando ela quer escrever uma palavra específica, ela me pede para soletrar e ela escreve. Mas ela demonstra muito interesse em aprender a formar palavrinhas sozinha. Que atividades posso utilizar para ajudá-la?
    Ela passou pela faze do espelhado tb, foi até engraçado, ela aprendeu todas as letrinhas, e escrevia normal, da esquerda pra direita, de repente mudou e espelhou tudo…rs… mas agora ja voltou.
    Beijos! e obrigada pela ajuda!

    • Solange Moll Publicado 25 25-03:00 junho 25-03:00 2012 12:25 PM

      Oi Luana, já que o interesse está partindo da sua filha, claro que é legal estimular, mas como falo sempre, vá com calma… Sua filha é bem nova. E sabe, quando a gente força o aprendizado é comum a criança, ao chegar no 1o. ano, já estar cansada e acabar perdendo o interesse de ir para a escola. Por isso não vou lhe indicar uma atividade, sua filha vai ter uma vida pela frente onde terá atividades para fazer. Vou lhe sugerir que brinque com ela com letras móveis, com massinha de modelar, com guache, argila, etc. Ou seja, ela vai aprender brincando.

  • Katiúscia Publicado 21 21-03:00 maio 21-03:00 2012 1:03 PM

    Meu filho de 4 anos e 9 meses não escreveu assim, ele sempre escrever da direita pra esquerda, mas, o outro de 3 anos que começou a escrever as letras e o nome recentemente, escreve desta forma. como devo orienta-lo? assisti o vídeo acima, devo elogiar e pedir pra escrever da direita pra esquerda, ou não?
    obrigada

    • Solange Moll Publicado 21 21-03:00 maio 21-03:00 2012 1:39 PM

      Oi katiúscia, sim, você pode elogiar e informar seu filho que escrevemos da esquerda para a direita. Mas vá com calma, seu filho é tão novinho. E é bem provável que o conceito de direita e esquerda não esteja definido. O que é absolutamente normal para a idade dele. Então brinque bastante, desenvolva noções de cima-embaixo, frente-atrás, perto-longe, dentro-fora, grande-pequeno, percepção auditiva, visual…
      Bjos e estou à disposição para dúvidas, críticas, elogios…rsrsrs

  • LUCIANE Publicado 16 16-03:00 maio 16-03:00 2012 11:09 AM

    OLÁ , MUITO BOA SUA MATÉRIA, VOU APLICAR SUAS SUGESTÕES COM OS ALUNOS. GOSTARIA QUE ME DESSE UMA SUGESTÃO DE COMO TRABALHAR COM CRIANÇA QUE COMFUNDE A CONSOANTE “O” E ” U”, OU SEJA TODAS AS VEZES QUE ESCREVE FICA NA DÚVIDA QUAL LETRA EMPREGAR. GOSTARIA TAMBÉM QUE ME INDICASSE TÉCNICAS PARA TRABALHAR COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ADOLESCENTES E DIFICULDADE NA INTERPRETAÇÃO.

    • Solange Moll Publicado 17 17-03:00 maio 17-03:00 2012 1:30 PM

      Luciane, se as dificuldades que você mencionada estão relacionadas a alfabetização, sugiro que você faça atividades voltadas ao desenvolvimento da consciência fonológica (você encontra atividades neste site clicando em “jogos e brincadeiras…”). Quanto a interpretação de textos vou postar uma atividade em breve.
      Abraços

  • Elina Publicado 21 21-03:00 abril 21-03:00 2012 12:22 PM

    Olá Solange

    Obrigada por me orientar e tranquilizar. Fantástica a apostila que você encaminhou, pode ter certeza que será muito útil.
    Um grande beijo no seu coração e que Deus continue a te iluminar.
    Bjs

    • samara Publicado 19 19-03:00 outubro 19-03:00 2016 12:35 AM

      Gostaria também dessa apostila,seria possível .

  • Elina Publicado 21 21-03:00 abril 21-03:00 2012 3:33 AM

    Olá
    Muito bom o seu texto.Tenho sempre consultado este espaço e tem me ajudado bastante. No caso da escrita espelhada, tenho alguns alunos no 3º Ano da Alfabetização que escrevem espelhado alguma letras e numeros, ou seja, onde se espera que já tenham adquirido a habilidade de grafar corretamente as letras. Tenho trabalhado em parceria com o professor de educação física dando bastante enfoque a lateralidade. Você tem mais alguma sugestão que possa ser feito em sala de aula?
    Há um caso de um dos meus alunos que me intriga bastante. Ele escrevia espelhado a partir do numero 5. Foi bastante trabalhado e venceu. Atualmente na sequeência numerica ele escreve até 49 e a partir daí escreve assim: 05, 15, 25,35,45,55,65,75,85,95,06,16…(com a intervenção percebi que lê na sequência correta, ou seja 05 é cinquenta e 15, é cinquenta e um e assim sucessivamente)
    Se possivel gostaria de alguma sugestão sua de como trabalhar com esse aluno.
    Meu e-mail: elinamariacaliman@hotmail.com

    Grande abraço

    • Solange Moll Publicado 21 21-03:00 abril 21-03:00 2012 9:35 AM

      Oi Elina, fico realmente muito feliz em saber que este espaço está sendo útil. Esse é meu maior interesse.
      Quanto ao seu trabalho você está no caminho certo. A parceria com o professor de educação física é fantástica.
      Referente ao aluno que você mencionou sugiro que você utilize massa de modelar, argila, caixa com areia para ele fazer o movimento dos números, entre outros. Quando ele espelhar os números corrija-o de maneira tranquila, pois, mais do que paciência é preciso persistência, porque posso te dizer por experiência que algumas crianças levam um tempo maior para parar de espelhar as letras, mas todas vencem!

      Ah! Vou mandar um pequeno presente para você em seu e-mail. Espero que você curta.

      Bjos

  • Regina Publicado 15 15-03:00 abril 15-03:00 2012 10:25 AM

    Gostaria de saber se:uma criança q vai fazer 6 anos em novembro,q pronuncia inúmeras palavras erradas,tipo: fitilante= refrigerante; Famiana= Fabiana; muneca= boneca e etc,é normal isto? Ela será alfabetizada ano q vem e,a prof nada comenta..noto nela 1 certo egoísmo em relação ao primo q embora tenha 4 A 8 M,fala mtº melhor q ela…o q ela puder fazer pra retirar dele e,ficar apenas com ela,ela faz,qdo ñ destrói o objeto.
    Obgdo

    • Solange Moll Publicado 15 15-03:00 abril 15-03:00 2012 10:42 AM

      Regina, sugiro que você procure um fonoaudiólogo para uma avaliação. A linguagem oral bem resolvida é importante para o processo da alfabetização. Abraços.

  • Solange Publicado 11 11-03:00 abril 11-03:00 2012 9:23 PM

    Olá na sua opinião o incentivo da escrita do nome com ficha deve iniciar com que idade? bjus

    • Solange Moll Publicado 11 11-03:00 abril 11-03:00 2012 10:14 PM

      Oi, eu não utilizo esse método, mas aproveitando a pergunta vou postar – em breve – uma atividade que é interessante para incentivar a escrita do próprio nome. Agora, quanto à idade, o melhor a ser observado é o interesse da criança. Bjos

    • Pedro augusto Cruz fontaneli souza Fontaneli souza Publicado 18 18-03:00 agosto 18-03:00 2020 2:54 PM

      Muito bom

  • grazielle Publicado 21 21-03:00 abril 21-03:00 2011 11:23 PM

    boa noite solange seu artigo sobre escrita espelhada me tranguilizou minha filha tem 4 anos e as vezes escreve o nome assim.como posso ajuda la me ajuda. obrigada

    • Solange Moll Publicado 22 22-03:00 abril 22-03:00 2011 8:56 AM

      Oi Grazielle!
      Sua filha tem conhecimento das noções de frente, atrás, antes, depois? Saiba que essas noções são importantes para o processo de construção da escrita.
      Vc pode ajudá-la brincando de escrever o nome dela na areia ou com massinha de modelar. Se ela escrever espelhado mostre o lado que as letras devem ser escritas. É possível que vc tenha que repetir algumas vezes. Mas, o mais importante é vc ficar tranquila porque na idade de sua filha é muuuuito comum a escrita espelhada.
      Espero ter ajudado.
      bjs,
      Solange

      • Pedro augusto Cruz fontaneli souza Fontaneli souza Publicado 18 18-03:00 agosto 18-03:00 2020 2:55 PM

        comungar

  • priscila Publicado 25 25-03:00 fevereiro 25-03:00 2011 2:41 PM

    Muito obrigada, eu estava desesperada, meu filho escreve o nome de certo de tras pra frente mas do jeito certo ele mistura ou esquece letra.
    Ele é canhoto e tem 4 anos.
    que tipo de atividades posso dar a ele para facilitar seu aprendizado.

    • Solange Moll Publicado 25 25-03:00 fevereiro 25-03:00 2011 4:13 PM

      Priscila, vc pode brincar com ele de escrever o nome na areia ou com massinha de modelar.
      É provável que seja necessário repetir algumas vezes esta brincadeira, inclusive em dias diferentes. Mas vá com CALMA porque seu filho é ainda muito novo!
      Ah! Dê muitos beijos nele por mim!

  • Márcio Publicado 15 15-03:00 fevereiro 15-03:00 2011 2:12 PM

    Ok, muito agradecido pela sua atenção e disposição.

  • Márcio Publicado 14 14-03:00 fevereiro 14-03:00 2011 3:46 PM

    Solange !!!
    Onde posso encontrar algo sobre o assunto de fácil entendimente da hipertavidade?
    Márcio

    • Solange Moll Publicado 14 14-03:00 fevereiro 14-03:00 2011 7:38 PM

      Márcio, você pode acessar o site da ABDA (Associação Brasileira do Déficit de Atenção): http://www.tdah.org.br.

  • Márcio Publicado 14 14-03:00 fevereiro 14-03:00 2011 3:27 PM

    Boa tarde Solange!! Achei muito interessante a sua matéria, e sem sombras de dúvidas és uma excelente profissional, da maneira que me atendestes e esclarecestes a minha preocupação e dúvida quanto ao meu filho. Agradeço pela atenção dispensada e quero te dizer que não desejo sucesso, pois você já o conquistou, mas quero que tenhas muita saude e força para continuar assim sempre!! Um abraço – Márcio

    • Solange Moll Publicado 14 14-03:00 fevereiro 14-03:00 2011 3:37 PM

      Márcio, obrigada por suas palavras. Estarei sempre à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance. Abraços.

  • Márcia Maria Barbosa Stecca Publicado 7 07-03:00 dezembro 07-03:00 2010 5:39 PM

    Adorei essa página! Parabéns

    • Solange Moll Publicado 7 07-03:00 dezembro 07-03:00 2010 10:01 PM

      Olá Márcia, muito obrigada! Se vc quiser algum assunto em especial faça sua sugestão.
      Solange

  • Rossandra Publicado 19 19-03:00 setembro 19-03:00 2010 7:28 PM

    Agradeço a matéria, pois me esclareceu muito. Não havia aceitado o que me disseram: que minha filha de 5 anos estava com dislexia ou distúrbio da aprendizagem!
    Obrigada!

    • Solange Moll Publicado 19 19-03:00 setembro 19-03:00 2010 8:55 PM

      Rossandra, não sei o que levou as pessoas dizerem que sua filha de 5 anos possa ser disléxica ou ter outro distúrbio de aprendizagem, mas se foi somente por apresentar escrita espelhada não faz o menor sentido.
      Agradeço sua visita e se precisar de mais informações pode enviar e-mail.
      Solange

      • Rene Publicado 26 26-03:00 maio 26-03:00 2016 2:45 PM

        Meu filho de 6 anos não está indo bem no 1º ano de escola. Ele apresenta a escrita espelhada principalmente em números. Ele é desatento e não consegue se concentrar. A professora diz que ele vai mau e se continuar a assim não terá condições de ir para o segundo ano. Isso pode ser mais complexo indo para a dislexia?

  • Fernanda Publicado 26 26-03:00 abril 26-03:00 2010 3:01 PM

    Agradeço pelo texto. Pesquise e divulgue mais sobre esse assunto. Parabéns…DEUS abençõe!!!

  • Luiza Maria Grahl Publicado 21 21-03:00 fevereiro 21-03:00 2010 4:42 PM

    Estou muito feliz por você. Texto ótimo.
    Parabéns

  • Wanessa Publicado 12 12-03:00 fevereiro 12-03:00 2010 8:57 AM

    Gostei muito do texto, pois foi elaborado de forma clara e objetiva.
    Lembrei, ao lê-lo, do meu irmão de apenas 1 ano e 10 meses. Percebo o quanto as nossas atitudes com relação a leitura e escrita influenciam o modo dele conhecer e utilizar-se dessas linguagens.
    Houve uma situação na qual estávamos com um livro de palavras cruzadas e esquecemos sobre o sofá. Quando voltamos, ele estava preenchendo cada quadrado livre com um circulo, sem riscar a toda a folha. Pensei: “nossa, ele conseguiu reproduzir uma parte da idéia das palavras cruzadas”. Achei o máximo, mesmo sabendo que foi uma mera repetição do que tínhamos feito.
    Lembrei dessa cena ao ler a parte que fala da preocupação, que não devemos ter, com o tempo desse processo de aprendizagem. Eles vão assimilar os conteúdos conforme o momento que estão e penso que a escrita tem que ser muito mais do que uma necessidade sociocultural, mas além de tudo algo prazeroso.

  • Maria Luiza G. Schulz Publicado 12 12-03:00 fevereiro 12-03:00 2010 8:54 AM

    LINDO !!!! Minha amiga você está de PARABÉNS!!!
    É bom saber que você está feliz desenvolvendo um trabalho tão importante para com nossas crianças. Estou orgulhosa de você, continue assim!!!
    Amo muito você!
    Sucesso para você!!!!
    Beijos e abraços,
    Maria Luiza G. Schulz (sua e sempre amiga).

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *