Oieee!!!
Gente, vocês gostam de trabalhar com material dourado? Eu gosto muito!!! Maria Montessori, para quem não sabe, foi a idealizadora. Há um tempo eu já publiquei um outro jogo que também é utilizado junto com material dourado. Se não viu vale a pena conferir clicando aqui.
Para a atividade que eu trouxe como sugestão hoje, se vocês não tiverem o material dourado, utilizem algo que a criança possa contar, como palitos de picolé ou tampinhas de garrafa PET. Claro que, é preciso avaliar se a criança realmente precisa do concreto ou se já deve ser desafiada a contar apenas mentalmente. No final deste post tem o link para adquirir o arquivo PDF com as cartas e desafios para esta atividade. É enviado por e-mail.
Como utilizar:
A criança deverá observar o número disponível na apostila. Verificar nos quadros vazios quais cálculos ela precisará fazer para completá-los (adição ou subtração). Após, procurar a carta com a quantidade exata para colocar sobre o quadro corresponde. Ou seja, ela deverá pensar, calcular e relacionar os números às quantidades.
Exemplo da imagem: Na apostila tem o número 38.
Deverá diminuir 2 = 36
Adicionar 5 = 43
Acredito que aqui fica evidente o quanto que, dependendo do conhecimento prévio da criança, é importante ter algo concreto para ela contar. 🙂
Espero que seja útil para vocês. 💕
Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:
- 10 páginas/desafios;
- 20 cartas;
- Instruções de uso.
É enviado por e-mail.
-
Arquivo pense e calculeR$8.50
Comentar