Oie!!!

Gente, conforme o livro Transtornos da Aprendizagem, abordagem neurobiológica e multidisciplinar (2006, p. 78) é a partir dos 6 anos que a criança começa a consolidar a noção de direita e esquerda. Sendo assim, quando a criança inicia o processo de alfabetização formal ela ainda está em fase de maturação de áreas visoespaciais e é absolutamente normal que apresente algumas trocas na direção da sua escrita. Portanto, antes de patologizar, temos que tomar o cuidado de considerar o fato da criança estar em processo de aprendizagem, levantando hipóteses de escrita e, também, consolidando noções importantes em aspectos neurobiológicos.

Porém, sabemos que algumas crianças precisam de uma atenção maior para superar esta fase de escrever espelhado. Especialmente em relação às letras que são muito semelhantes, como é o caso do “p” e do “q”.  Por isso trouxemos a sugestão de hoje 😍.

Para adquirir o arquivo PDF com esta atividade clique no final deste post.

Sugestão de uso: 

Colocar as páginas em uma pasta (aquelas tipo catálogo que tenha plástico).

Entregar a pasta e uma canetinha para a criança e dizer:

– Ajude o pássaro a encontrar o seu amigo percorrendo o caminho do “p”.

ou

– Ajude o rato a chegar até o queijo percorrendo o caminho do “q”.

A criança deverá percorrer o caminho com a canetinha sobre o plástico. Após o uso é só apagar com uma flanela.

Observação: Saliente que é para partir do rato para o queijo e não o contrário. Ou seja, direita para esquerda. Isso é para ajudar a criança a internalizar que a “bolinha” do “q” é para a esquerda. Já o caminho do “p” deve ser percorrido da esquerda para a direita. 🙂

Considero também interessante complementar esta atividade fazendo essas letras com massinha de modelar e, por fim, registrar no caderno algumas palavras.

Por hoje é isso! 💕

P.S. Se, apesar de ensino formal adequado e ambiente rico de estimulação familiar, a criança apresentar dificuldade de alfabetização sugerimos uma avaliação psicopedagógica.

Clique abaixo para adquirir o arquivo PDF com 10 páginas (5 páginas com percurso do “p” + 5 páginas com percurso do “q”). É enviado por e-mail.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

2 comentários em “Percurso do “p” e “q”

  1. Patrícia Teixeira da Silva on said:

    Amei a ideia! Parabéns e obrigada por compartilhar!

  2. LUCILIA LIMA DE MACEDO on said:

    ADORO ESSE BLOG.
    VOCÊS PODERIAM ME APRESENTAR ATIVIDADES PARA O 4º PERÍODO E 5º PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, PARA O INÍCIO DO ANO ATÉ JULHO?
    São crianças de 4 e 5 anos.
    Obrigada, aguardo ansiosa.
    Bjks.
    Lucilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *